BLOG

Lubrificantes: como encontrar o ideal

O atrito e o desgaste são inimigos comuns em diversas realidades, seja na agricultura, na cidade ou na estrada. Para ajudar os equipamentos contra esses dois inimigos, os lubrificantes são essenciais para garantir eficiência e economia para inúmeras realidades.

Confira as principais informações sobre lubrificantes para máquinas agrícolas, sua importância, aplicação e tipos disponíveis.

Lubrificantes Akcela

Lubrificantes: o que são?

Como já mencionamos, os lubrificantes têm a função principal de diminuir o atrito e o desgaste entre peças, formando uma película protetora na superfície das partes móveis. O lubrificante é feito a partir da mistura de óleos e aditivos, sendo utilizado em vários componentes de transmissão mecânica, tais como motor, redutor, engrenagem, rolamento, correntes e mancais.

A importância da lubrificação

O lubrificante é essencial para separar superfícies, diminuindo o contato e atrito que impede o movimento e causa desgaste. A importância da lubrificação está ligada a durabilidade e segurança do processo produtivo.

Equipamentos sem lubrificação podem parar de funcionar e, até mesmo, causar acidentes indesejados, comprometendo inclusive o capital humano. Negligenciar a lubrificação é, portanto, prejuízo na certa.

A vida útil dos veículos, máquinas e equipamentos também está intimamente ligada à lubrificação, já que preserva e evita danos causados por vibrações, movimentos, altas temperaturas, oxidação e corrosão.

Erros comuns na aplicação de lubrificantes em máquinas agrícolas

Os lubrificantes devem ser aplicados em todos os locais onde o manual de manutenção do equipamento indica. A aplicação prática, no entanto, revela frequentemente a ocorrência de alguns erros.

Lubrificação insuficiente

Quando há a aplicação de uma quantidade insuficiente para aliviar o atrito. A consequência, naturalmente, são desgastes prematuros, ruídos e falhas nos equipamentos.

Lubrificação excessiva

Pode ocorrer, ainda, a aplicação excessiva de lubrificantes, o que também é prejudicial, pois leva a vazamentos e falhas no funcionamento.

Uso do tipo de lubrificante errado

Aplicar lubrificantes com propriedades físico-químicas diferentes das especificações do produto também pode causar efeitos negativos. A depender do fabricante, o equipamento pode até mesmo perder a garantia.

Contaminação do lubrificante

Sujeira e partículas do ambiente e materiais particulados que surgem pelo desgaste do próprio equipamento podem contaminar o lubrificante, gerando consequências catastróficas nos resultados de lubrificação.

Oficina da Tracan de Franca-SP

Tipos de lubrificantes

Agora que você já entendeu o que são os lubrificantes e os principais erros em sua aplicação, vale a pena entender os tipos de lubrificantes para máquinas agrícolas disponíveis no mercado.

  1. Minerais: oriundos do refino do petróleo bruto;
  2. Sintéticos: produtos da modificação química do petróleo;
  3. Semissintéticos: feitos a partir da mistura de lubrificantes 100% sintéticos com lubrificantes minerais.

Linha de lubrificantes para veículos e equipamentos mais antigos

Pensando em promover uma qualidade superior de lubrificantes com um ótimo custo-benefício para equipamentos antigos, a CNH Aftermarket Solutions e a Petronas uniram-se para lançar a linha de lubrificantes NexPRO.

+ LEIA MAIS: 5 peças para tratores agrícolas que merecem atenção

Seja na agricultura, cidade ou estrada, a linha de lubrificantes chega para garantir eficiência e economia para negócios de todo o Brasil, pois colabora para o melhor desempenho de veículos ou equipamentos utilizados em diversos segmentos. Confira os principais itens disponíveis na linha:

NexPRO Engine OIL 5W30

Lubricante sintético para motores a diesel, turbocomprimidos com ou sem gerenciamento eletrônico ou sucção normal, sob condição severa de operação.

NexPRO Engine Oil CH-4

Lubrificante de base mineral multiviscoso para motores a diesel, turboalimentados com ou sem gerenciamento eletrônico ou de aspiração normal, que operam sob condições severas de serviço.

NexPRO Grease MP

Graxa de sabão de lítio contendo aditivos E.P. para aplicação em caminhões e máquinas agrícolas.

NexPRO Hydraulic HF

Lubrificante para circuitos hidráulicos, com propriedades especiais assegurando proteção, segurança e máximo desempenho devido aos aditivos exclusivos empregados em sua formulação.

NexPRO Hydraulic HX

Lubrificante de base mineral, indicado para sistemas hidráulicos de máquinas de agrícolas.

NexPRO Transmission THF

Lubrificante de base mineral para máquinas e agrícolas com propriedades especiais.

NexPRO Transmission 85W140

Lubrificante com base mineral contendo aditivos E.P. para engrenagens hipóides que operam sob condições severas, engrenagens em geral altamente carregadas e, especialmente, aqueles sujeitas a cargas dinâmicas.

Encontre o lubrificante NexPRO ideal para sua máquina ou equipamento. Com mecânicos treinados pelas próprias fábricas dos seus caminhões, vans, ônibus e equipamentos agrícolas, sempre com o uso das ferramentas e procedimentos corretos, a rede de concessionárias da CNH Industrial realiza a venda dos produtos NexPRO, garantindo a sua tranquilidade e a produtividade dos seus equipamentos.

Trator aberto na oficina de Franca-SP (FOTO: Léo Bortoloti)

Via Blog NexPRO

Facebook
Twitter
LinkedIn

Entre em contato

Respeitamos sua privacidade e não toleramos spam e nunca venderemos, alugaremos ou forneceremos suas informações.