BLOG

Conectividade, Inteligência Artificial, Automação e Eletrificação são os pilares da Case IH na Agrishow

O mundo atingiu a marca de 8 bilhões de pessoas e as estimativas apontam que chegaremos a 9 bilhões até 2050. Para isso, será necessário aumentar a produção de alimentos em 70% nos próximos 40 anos, segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). Com menos hectares e recursos, aumentar a produtividade no campo é essencial e isso é realizado, principalmente, pelo desenvolvimento e aplicação de tecnologia.

Case IH apresenta pulverizador voltado para o setor canavieiro

A Case IH, marca da CNH Industrial, entende sua contribuição para que o mundo alcance esse objetivo, com máquinas e soluções que garantam mais eficiência, produtividade e alta performance no campo. “Nos últimos anos, tivemos o maior número de lançamentos da nossa história, renovando 90% do nosso portfólio, reforçando nosso compromisso de entregar soluções inovadoras e projetadas especificamente para o produtor brasileiro”, comenta Christian Gonzalez, vice-presidente da Case IH para a América Latina.

Para a 28ª edição da Agrishow, realizada em Ribeirão Preto (SP), de 1 a 5 de maio, a marca preparou novidades focadas em soluções tecnológicas e projetos voltados para a capacitação profissional, direcionados em quatro pilares essenciais para a marca: conectividade, inteligência artificial, autonomia e eletrificação. A começar pelo estande da Case IH que terá um novo espaço com um gigante cubo de LED, onde será possível conhecer o que a marca tem apresentado de resultados efetivos e quais os próximos passos para os avanços da Agricultura Digital.

Falando em conectividade, a marca apresenta os investimentos recentes na área, como os 40 AFS Connect Centers, centrais de monitoramento, espalhados pelo país, que possibilitaram que 80% das ocorrências com clientes fossem resolvidas remotamente e trouxessem oito mil horas a menos de máquinas paradas no campo. Além disso, a marca concretiza seu objetivo de ter 100% do portfólio de máquinas conectadas de fábrica, com o lançamento do Farmall Conectado, trator de menor potência da marca. “Até o final de 2024, teremos 50 mil máquinas conectadas circulando pelo país. Desde o nosso trator de 80 cavalos ao de 620, além de pulverizadores e colheitadeiras”, complementa Gonzalez.

No ano que o Farmall completa 100 anos de produção mundial, a marca, além de lançar sua versão conectada, realiza uma exposição de tratores antigos dessa linha durante a Agrishow. O Farmall é também o modelo escolhido para ser a primeira máquina elétrica da marca. O projeto está em desenvolvimento nos EUA, mas será apresentado de forma digital para os produtores durante a feira.

+ LEIA MAIS: Case IH lança o Magnum Black Limited Edition

Lançamentos voltados para agricultura de precisão também terão destaque no estande da marca. O FarmXtend é uma solução de monitoramento agrometeorológica ultra localizada, por meio de sensores integrados que enviam dado para o aplicativo, possibilitando que o produtor monitore seu microclima de maneira simples e precisa. Já o SoilXmonitor foi desenvolvido para auxiliar no monitoramento e na uniformidade da profundidade em operações de preparo de solo e a plantio. As novidades fazem parte do portfólio do AGXTEND, que oferece um conjunto de componentes, aplicativos e serviços com soluções digitais para todas as etapas do ciclo do cultivo.

Inteligência Artificial

Durante a Agrishow, a marca lança melhorias na sua maior linha de colheitadeira de grãos. Com nova cabine, iluminação 100% LED, novo tanque graneleiro (com capacidade para 12.400 litros) e novo tubo de descarga, a nova versão teve uma evolução de 25% na taxa de descarga de grãos. Essa colheitadeira é pioneira em inteligência artificial e machine learning, possuindo um sistema inteligente que se autorregula, por meio dos 16 sensores espalhados pela máquina, a colheitadeira realiza até 1.800 intervenções a cada dia de trabalho.

Disponível ao mercado há dois anos, os números comprovam suas vantagens competitivas em termos de produtividade. “Conseguimos comprovar com base nos nossos clientes que a Série 250 Automation tem 30% a mais de capacidade operacional, além de apresentar até 8% a mais de economia de combustível, se comparado com o nosso principal concorrente”, explica Rodrigo Alandia, diretor de Marketing de Produto da Case IH para a América Latina.

Autonomia

Seguindo os cinco passos da Autonomia, a marca apresenta a sua Solução de Autonomia Assistida na Colheita, que está em fase de teste em campo. A solução sincroniza duas máquinas, para que o operador, da colheitadeira, coordene a velocidade e o caminho de um trator sem motorista, durante uma operação de descarga em movimento. Os benefícios para o agricultor incluem operações mais eficientes e precisas, processos automatizados para reduzir a necessidade de mão de obra qualificada, menos fadiga e menos perda de grãos.

A tecnologia é desenvolvida em parceria com a Raven, empresa líder em tecnologia de agricultura de precisão e que também faz parte da CNH Industrial. A marca estará na Agrishow com estande próprio e traz novidades em parceria com a Augmenta, outra aquisição recente do grupo, mas que já era parceira da Case IH em projetos de automação e otimizaçao, principalmente em pulverizadores.

Capacitação profissional

Diante de tantas evoluções tecnológicas no campo nos últimos anos, a Case IH vê como missão preparar os agricultores e o mercado de trabalho para essas mudanças, com investimentos em projetos de capacitação profissional em parceria com entidades como o Senai e o Senar, mas também voltado para clientes e concessionários. A marca lança, na Agrishow, o AFS Connect Academy, plataforma online de cursos e capacitações em Agricultura Digital, além de projetos voltados para treinamentos em ambiente virtual, chamado de metaverso, em que aluno e professor podem interagir e realizar aulas a distância para formação como mecânico de máquinas agrícolas.

Durante a feira, a área de pós-venda da Case IH oferecerá cursos de curta duração gratuitos com emissão de certificado. As aulas serão realizadas em uma oficina móvel equipada com ferramentas especiais de diagnóstico. É possível se inscrever em minicursos como “Automação de colheitadeiras – conceitos e aplicabilidades” e “Sistema do Autotracker e Autoflat em Colhedoras de Cana”, “Portais Conectados”, entre outros voltados para Agricultura Digital. As inscrições podem ser feitas antecipadamente pelo formulário disponibilizado pela marca.

Via CNH Industrial

Facebook
Twitter
LinkedIn

Entre em contato

Respeitamos sua privacidade e não toleramos spam e nunca venderemos, alugaremos ou forneceremos suas informações.