A CNH Industrial, por meio da Case IH, mostra ao mundo do que é capaz em termos de tecnologia de agricultura de precisão e leva soluções inovadoras para a Agrishow 2023. De 1º a 5 de maio, em Ribeirão Preto (SP), visitantes têm a oportunidade de conhecer o portfólio AGXTEND.
Dentre as soluções apresentadas nos estandes das marcas, destacam-se softwares de automação e manutenção programada, inteligência artificial embarcada nas máquinas, além de complementos como rastreamento por drones, mapeamento do solo com sensores.
O presidente da CNH Industrial para a América Latina, Rafael Miotto, destaca que o AGXTEND representa um novo conceito no campo, ao entregar, além de tecnologias inovadoras e disruptivas, novos modelos de negócios para a agricultura digital.
“Oferecemos uma gama completa de produtos e serviços digitais com tudo o que o produtor rural precisa, e atuamos para além das máquinas. Nosso negócio é também a tecnologia, com o propósito de gerar mais produtividade com sustentabilidade para nossos clientes”, completa Miotto.
Resultado da parceria com empresas e startups de destaque em inovação para o agronegócio, as soluções foram pensadas para todas as etapas do ciclo de cultivo e todos os tamanhos e perfis de agricultores.
+LEIA MAIS: FPT apresenta soluções para mobilidade do futuro na CIIE
Aumento da produtividade, otimização das diferentes etapas do cultivo, redução no uso de fertilizantes, diminuição nos custos e impactos no meio ambiente são alguns dos benefícios das soluções disponíveis.
Em exposição na feira, estarão seis soluções que compõem o portfólio AGXTEND, o SoilXplorer e SoilXmonitor que atuam em conjunto no diagnóstico completo do solo; o XactPlanting, que atua com a semeadura inteligente; o FarmXtend, solução de monitoramento agrometeorológica; o DroneXplorer que revolucionou o mapeamento por imagens aéreas; e o Opere+, aplicativo gratuito que permite o produtor controlar a operação pelo celular.
Conheça um pouco mais das soluções apresentadas na Agrishow:
SoilXplorer e SoilXmonitor
O plano de ação de agricultores na primeira etapa do cultivo ganha um reforço tecnológico com o SoilXplorer e SoilXmonitor. O pacote de serviços atua em conjunto integrando hardware + software para o mapear com alta precisão o solo de pequenas a grandes áreas.
Criado em parceria com a Cropman, o SoilXplorer entrega um diagnóstico preciso e eficiente a partir do uso de algoritmos para o mapeamento das zonas de manejo e da compactação dos solos agrícolas.
Acoplado ao trator ou outro veículo de menor porte, o sensor mapeia por eletrocondutividade sem contato com o solo, gerando dados de fácil interpretação que propiciam assertividade no planejamento para o uso racional de fertilizantes e insumos. Já o SoilXmonitor atua no monitoramento e na uniformidade da profundidade em operações de preparo de solo e a plantio.
O especialista em Marketing de Produto da CNH Industrial, João Reis, pontua vantagens como o fácil acesso e a economia no custo de análises de solo em relação à abordagem tradicional com coleta em grid, ou seja, amostragem por grades.
“Em outras tecnologias do mercado, o mapeamento se baseia em informações das plantas, como imagens aéreas, informações fisiológicas, que têm alta variabilidade no tempo. Nossa tecnologia garante mais assertividade, economia de insumos e mais segurança nas operações, além do potencial produtivo com mais sustentabilidade”, destaca.
XactPlanting
Na agricultura mecanizada, um desafio comum entre os produtores rurais é a sobreposição de plantio, que aumenta os custos e diminui a produtividade no campo. Para solucionar esse problema, a CNH Industrial e a Bosch desenvolveram o XactPlanting,
uma solução de plantio inteligente que, por meio de sistema de software, controla a operação de maneira exata e individualizada.
Lançada em 2022, a solução garante o uso otimizado do solo e uma distribuição uniforme de sementes e insumos, com correto espaçamento das aplicações em retas ou curvas, evitando falhas e sobreposição. O XactPlanting atende a produtores rurais de todos os tamanhos e contextos de produção.
DroneXplorer
Mais que um simples drone, essa solução é uma forma revolucionária de mapear, monitorar e gerenciar as lavouras. O DroneXplorer entrega uma série de serviços que levam inteligência artificial e tecnologia para o campo. Oferece relatórios agronômicos exclusivos para auxiliar nas tomadas de decisões, desde o plantio até colheita, aumentando a assertividade das ações do produtor.
+ LEIA MAIS: CNH Industrial anuncia mudanças na equipe de liderança sênior
Ele terá em mãos dados de altimetria e relatórios de aplicação localizada; mapas de linhas de plantio, de linhas de pulverizador e de linhas de colheita; análise e detecção de falhas de plantio; escoamento d’água; e mapeamento de ervas daninhas.
FarmXtend
Outro destaque dos estandes das marcas na Agrishow é o FarmXtend. É uma solução de monitoramento agrometeorológica ultra localizada, por meio de sensores integrados que enviam dado para o aplicativo, possibilitando que o produtor monitore seu microclima de maneira simples e precisa.
Opere+
Primeiro aplicativo que democratiza a agricultura digital, o Opere+ oferece informações de forma simples, gratuita, para o produtor controlar a operação pelo celular. Ele dá acesso a diversas informações úteis de funcionamento e performance da sua máquina, e tudo isso sem a instalação de cabos ou de programas complexos.
Permite a produtores de todos os tamanhos e culturas monitorar o tempo das operações, acompanhar a velocidade do trabalho, o percurso da máquina, registrar os motivos de parada, e ainda controlar o abastecimento e gerenciar as tabelas de manutenção.
Ele utiliza sensores já existentes no smartphone e, com poucos toques na tela do celular, o pequeno agricultor tem instruções em tempo real de como melhorar a operação, mesmo em áreas onde não há internet.
Inovação, servitização e sustentabilidade
Um dos pilares do AGXTEND é o modelo de negócio baseado na servitização, o cliente pode adquirir, na quantidade e no momento que desejar, de acordo com sua demanda, seja um produto único ou o mix de produtos e serviços.
“As soluções do AGXTEND entregam resultados econômicos de forma mais sustentável, por meio de produtos e serviços que aumentam produtividade e eficiência operacional, independentemente do tamanho da propriedade ou volume de produção”, afirma Gregory Riordan, diretor de Tecnologias Digitais da CNH Industrial para a América Latina.
Via CNH Industrial