A FPT Industrial, fornecedora multinacional líder em soluções de propulsão de baixo impacto ambiental, incluindo baterias para veículos elétricos comerciais leves, ônibus e micro-ônibus, e a Reefilla, uma startup inovadora, sediada em Turim, que oferece o primeiro serviço preditivo de recarga móvel, lançaram um projeto piloto destinado a dar uma segunda vida às baterias dos veículos elétricos comerciais, em particular o modelo eBS37 instalado no IVECO eDaily e em micro-ônibus.
A FPT Industrial e a Reefilla juntaram suas forças em um processo virtuoso para oferecer uma solução concreta para a necessidade de reutilizar as baterias de veículos elétricos após o final de sua vida útil, de forma a garantir a sustentabilidade total e a conformidade com as novas regulamentações europeias.
Fabricadas na FPT Industrial, na planta ePowertrain, em Turim, onde também são produzidos eixos elétricos para veículos comerciais leves e pesados, micro-ônibus e veículos de alto desempenho, algumas das baterias eBS37 serão entregues à Reefilla quando não forem mais adequadas para alimentar tração elétrica; a startup recuperará então os módulos e mais de 50% dos componentes internos das baterias.
Os componentes serão instalados nos power banks móveis Fillee da Reefilla, para ser usados na recarga de veículos elétricos dos seus clientes. Ao utilizar peças das baterias eBS37 de alto desempenho, a Reefilla conta com o aumento significativo da capacidade de carga de seus power banks Fillee.
Instalada em Turim, em abril de 2021, como parte da incubadora de startups I3P e acelerada pelo Motor Valley Accelerator, a Reefilla desenvolveu um ecossistema de produtos e
serviços de recarga para mobilidade elétrica. Atualmente opera em Turim e Milão, onde oferece serviços de recarga móvel preditiva para frotas comerciais e usuários privados.
Os power banks Fillee, equipados com as peças de bateria reutilizadas, são entregues para os veículos dos clientes por uma frota de vans elétricas, oferecendo assim uma recarga de energia green, graças aos centros de recarga fotovoltaicos. Isso significa que o veículo do cliente está
sempre completamente carregado, onde quer que esteja e sem nem mesmo a necessidade de solicitá-lo.
Com o início desse projeto piloto em apenas seis meses, a FPT Industrial está criando um círculo virtuoso e responsável para o gerenciamento completo de baterias desde a produção até a reutilização , contribuindo ativamente para a cadeia de suprimentos neutra em carbono da mobilidade elétrica.
A parceria com a Reefilla é um exemplo perfeito de abordagem inovadora adotada pela FPT Industrial para resolver o problema das baterias de tração elétrica quando chegam no final da sua vida útil.
A FPT realmente vê a “segunda vida” dessas baterias como uma oportunidade de atrair mais valor delas e uma chance de contribuir da melhor forma possível para a economia circular.
Afinal, o Serviço de Atendimento ao Cliente da FPT Industrial já atua, há algum tempo, de acordo com a abordagem dos 5R’s – Reparar, Remanufaturar, Reutilizar, Recuperar e Reciclar – fornecendo aos clientes uma metodologia de gerenciamento de produtos e uma série de serviços, tendo como objetivo a sustentabilidade ambiental e financeira de todo o ciclo de vida do produto e de todos os seus componentes.
Como uma marca que tem a sustentabilidade de projetos, processos e produtos no
sangue, a FPT Industrial desenvolveu este projeto piloto com a Reefilla com uma perspectiva consolidada de Open Innovation, que é a criação de valor por meio de parcerias com startups de alta tecnologia. Essa estratégia ágil e bem-sucedida permite que a FPT Industrial acelere sua jornada de inovação tecnológica, ao longo de um caminho sustentável, alinhando-se
com novos negócios inovadores no seu ecossistema industrial.
“Além de suas consequências importantes, no que se refere a uma segunda vida para as
baterias e sustentabilidade para todo o processo,” diz Andrea Cugnini, Head da Unidade de Negócios e PowerTrain da FPT Industrial, “este projeto piloto com a Reefilla demonstra que
multinacionais e startups não só podem, mas devem trabalhar juntas para trocar ideias e implementar soluções inovadoras.”
“Inovar significa imaginar o futuro com novos paradigmas; estamos muito satisfeitos por ter encontrado a mesma ambição e objetivos em um grande player como a FPT industrial,” diz Marco Bevilacqua, Co-Founder & CEO da Reefilla.
“Trazer a excelência industrial italiana para uma startup não foi nada simples, mas o processo foi muito agilizado por uma equipe dedicada à mudança e com imaginação para realizá-la – os mesmos valores sobre os quais a Reefilla foi fundada.”
Com a conclusão positiva do projeto piloto, as duas empresas pretendem prosseguir com negociações técnicas e comerciais mais amplas, para reforçar ainda mais as conexões entre
suas respectivas áreas de negócios.
Via FPT Industrial