A colheitadeira Axial-Flow Série 160 Automation da Case IH, marca da CNH, foi eleita Machine of the Year Brasil 2024, na categoria Máquinas para Colheita pelo voto do júri técnico. O prêmio busca celebrar a excelência em engenharia e desenvolvimento de máquinas e sistemas e foi anunciado durante a Agrishow, feira realizada em Ribeirão Preto, até o dia 3 de maio.
O júri técnico é formado por especialistas de universidades conceituadas do país, integrando o mundo acadêmico com a indústria e o mercado. Segundo os organizadores, são aplicados rigorosos critérios técnicos e científicos, levando em consideração não apenas a funcionalidade e o desempenho, mas também questões éticas, de sustentabilidade e potencial para transformar indústrias e sociedades.
O modelo escolhido pelo júri técnico é a 5160, única na categoria oferecida no mercado atualmente com automação real. “Mais do que um importante prêmio, é um reconhecimento que fortalece o nosso orgulho e reforça o nosso compromisso com a qualidade e a inovação. A Série 160 é essencial para o nosso propósito como marca de fornecer tecnologia de ponta para todo produtor que deseja se profissionalizar cada dia mais”, comenta Eduardo Penha, diretor de Marketing e Comunicação da Case IH para a América Latina.
A Série 160 tem renovação de 60% do seu maquinário, com destaque para o Sistema Automation e a conectividade de fábrica. O sistema Automation já estava presente na maior linha de colheitadeiras da marca, a Série 250 e, por meio de recursos de machine learning e inteligência artificial, toda a operação foi reduzida a quatro modos de colheita que proporcionam simplicidade e produtividade na operação. Isso é possível por meio de 12 sensores que coletam dados do sistema industrial para então se autorregular, encontrando o ponto exato de trabalho para cada situação e controlando automaticamente 90% das operações. Isso representa até 1.800 intervenções diárias na máquina, durante a operação de colheita, número que o operador não seria capaz de realizar sozinho.
Um outro ponto forte da Série 160 é o novo sistema de peneira nivelante, o X-Flow, que garante alta performance para áreas inclinadas. O X-Flow conta com sistema de vibrações laterais que compensam inclinações em até 12 graus, além de ter uma área de limpeza de 5,3m², benefícios que atendem as condições de colheitas mais desafiadoras.
Em comparação com a série anterior, a Série 160 pode alcançar um aumento de 10% no rendimento operacional, além de economizar até 11% de combustível. Isso é possível tanto pelo Automation, que otimiza o uso da carga do motor, quanto pelo novo sistema de transmissão eletrônica, que torna mais eficiente o deslocamento da máquina.
O conforto também é destaque da nova série. Com nova cabine, que oferece ar-condicionado e sistema de som para o operador, a área interna teve aumento de 10% e uma área envidraçada com maior visibilidade, além de 30% a mais de luminosidade para trabalho noturno.
Projeto global com protagonismo nacional
Reconhecida por introduzir o sistema Axial-Flow no Brasil, com as primeiras colheitadeiras de grãos com rotor do país, a produção da Axial-Flow Série 160 Automation tem produção 100% brasileira e será exportada para todo o mundo.
Com investimento de R$ 100 milhões, a fábrica de Sorocaba, no interior de São Paulo, recebeu melhorias para se tornar o Polo Mundial de Produção da linha de menor porte de colheitadeiras, que compõem as classes de 5 a 7.
Para estar disponível para produtores rurais de todo o mundo, o projeto contou com mais de 90 profissionais dedicados, em grande parte engenheiros brasileiros, mas também estadunidenses e europeus. Além de testes internos, a máquina foi testada por agricultores nos Estados Unidos, alguns países da Europa, além de produtores brasileiros nos estados de Goiás, Paraná e São Paulo.
A Axial-Flow Série 160 Automation é um dos grandes destaques da Case IH na Agrishow que tem o maior estande da feira e expõe máquinas e soluções do plantio à colheita.