O mundo atingiu a marca de 8 bilhões de pessoas e as estimativas apontam que chegaremos a 9 bilhões até 2050. Para isso, será necessário aumentar a produção de alimentos em 70% nos próximos 40 anos, segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). Com menos hectares e recursos, aumentar a produtividade no campo é essencial e isso é realizado, principalmente, pelo desenvolvimento e aplicação de tecnologia.
A Case IH, marca da CNH Industrial, entende sua contribuição para que o mundo alcance esse objetivo, com máquinas e soluções que garantam mais eficiência, produtividade e alta performance no campo. “Nos últimos anos, tivemos o maior número de lançamentos da nossa história, renovando 90% do nosso portfólio, reforçando nosso compromisso de entregar soluções inovadoras e projetadas especificamente para o produtor brasileiro”, comenta Christian Gonzalez, vice-presidente da Case IH para a América Latina.
Para a 28ª edição da Agrishow, realizada em Ribeirão Preto (SP), de 1 a 5 de maio, a marca preparou novidades focadas em soluções tecnológicas e projetos voltados para a capacitação profissional, direcionados em quatro pilares essenciais para a marca: conectividade, inteligência artificial, autonomia e eletrificação. A começar pelo estande da Case IH que terá um novo espaço com um gigante cubo de LED, onde será possível conhecer o que a marca tem apresentado de resultados efetivos e quais os próximos passos para os avanços da Agricultura Digital.
Falando em conectividade, a marca apresenta os investimentos recentes na área, como os 40 AFS Connect Centers, centrais de monitoramento, espalhados pelo país, que possibilitaram que 80% das ocorrências com clientes fossem resolvidas remotamente e trouxessem oito mil horas a menos de máquinas paradas no campo. Além disso, a marca concretiza seu objetivo de ter 100% do portfólio de máquinas conectadas de fábrica, com o lançamento do Farmall Conectado, trator de menor potência da marca. “Até o final de 2024, teremos 50 mil máquinas conectadas circulando pelo país. Desde o nosso trator de 80 cavalos ao de 620, além de pulverizadores e colheitadeiras”, complementa Gonzalez.
No ano que o Farmall completa 100 anos de produção mundial, a marca, além de lançar sua versão conectada, realiza uma exposição de tratores antigos dessa linha durante a Agrishow. O Farmall é também o modelo escolhido para ser a primeira máquina elétrica da marca. O projeto está em desenvolvimento nos EUA, mas será apresentado de forma digital para os produtores durante a feira.
+ LEIA MAIS: Case IH lança o Magnum Black Limited Edition
Lançamentos voltados para agricultura de precisão também terão destaque no estande da marca. O FarmXtend é uma solução de monitoramento agrometeorológica ultra localizada, por meio de sensores integrados que enviam dado para o aplicativo, possibilitando que o produtor monitore seu microclima de maneira simples e precisa. Já o SoilXmonitor foi desenvolvido para auxiliar no monitoramento e na uniformidade da profundidade em operações de preparo de solo e a plantio. As novidades fazem parte do portfólio do AGXTEND, que oferece um conjunto de componentes, aplicativos e serviços com soluções digitais para todas as etapas do ciclo do cultivo.
Inteligência Artificial
Durante a Agrishow, a marca lança melhorias na sua maior linha de colheitadeira de grãos. Com nova cabine, iluminação 100% LED, novo tanque graneleiro (com capacidade para 12.400 litros) e novo tubo de descarga, a nova versão teve uma evolução de 25% na taxa de descarga de grãos. Essa colheitadeira é pioneira em inteligência artificial e machine learning, possuindo um sistema inteligente que se autorregula, por meio dos 16 sensores espalhados pela máquina, a colheitadeira realiza até 1.800 intervenções a cada dia de trabalho.
Disponível ao mercado há dois anos, os números comprovam suas vantagens competitivas em termos de produtividade. “Conseguimos comprovar com base nos nossos clientes que a Série 250 Automation tem 30% a mais de capacidade operacional, além de apresentar até 8% a mais de economia de combustível, se comparado com o nosso principal concorrente”, explica Rodrigo Alandia, diretor de Marketing de Produto da Case IH para a América Latina.
Autonomia
Seguindo os cinco passos da Autonomia, a marca apresenta a sua Solução de Autonomia Assistida na Colheita, que está em fase de teste em campo. A solução sincroniza duas máquinas, para que o operador, da colheitadeira, coordene a velocidade e o caminho de um trator sem motorista, durante uma operação de descarga em movimento. Os benefícios para o agricultor incluem operações mais eficientes e precisas, processos automatizados para reduzir a necessidade de mão de obra qualificada, menos fadiga e menos perda de grãos.
A tecnologia é desenvolvida em parceria com a Raven, empresa líder em tecnologia de agricultura de precisão e que também faz parte da CNH Industrial. A marca estará na Agrishow com estande próprio e traz novidades em parceria com a Augmenta, outra aquisição recente do grupo, mas que já era parceira da Case IH em projetos de automação e otimizaçao, principalmente em pulverizadores.
Capacitação profissional
Diante de tantas evoluções tecnológicas no campo nos últimos anos, a Case IH vê como missão preparar os agricultores e o mercado de trabalho para essas mudanças, com investimentos em projetos de capacitação profissional em parceria com entidades como o Senai e o Senar, mas também voltado para clientes e concessionários. A marca lança, na Agrishow, o AFS Connect Academy, plataforma online de cursos e capacitações em Agricultura Digital, além de projetos voltados para treinamentos em ambiente virtual, chamado de metaverso, em que aluno e professor podem interagir e realizar aulas a distância para formação como mecânico de máquinas agrícolas.
Durante a feira, a área de pós-venda da Case IH oferecerá cursos de curta duração gratuitos com emissão de certificado. As aulas serão realizadas em uma oficina móvel equipada com ferramentas especiais de diagnóstico. É possível se inscrever em minicursos como “Automação de colheitadeiras – conceitos e aplicabilidades” e “Sistema do Autotracker e Autoflat em Colhedoras de Cana”, “Portais Conectados”, entre outros voltados para Agricultura Digital. As inscrições podem ser feitas antecipadamente pelo formulário disponibilizado pela marca.
Via CNH Industrial