Ampliando a oferta de combustíveis alternativos para o campo, a FPT Industrial revela, junto com a Case IH, o motor conceito N67 Etanol durante a Agrishow 2025. A solução, que integra um projeto desenvolvido com a CNH, utiliza a tecnologia ciclo Otto, contribuindo para a redução de emissões geradas no agro e menor ruído durante o funcionamento do motor. O conceito considera a infraestrutura já existente do etanol, um dos combustíveis mais utilizados no Brasil e parte da nossa matriz energética, com elevada produtividade e disponibilidade de abastecimento.
Na América Latina, a FPT Industrial entende que a solução para a descarbonização começa por tecnologias adequadas ao grande potencial em biocombustíveis da região. Dentro dessa estratégia, a marca desenvolveu o motor N67 Etanol para o trator de médio porte Puma 230, que atua no apoio da colheita com a colhedora de duas linhas da série Austoft 9000, equipada com o motor CURSOR 13 Etanol, apresentado na Agrishow de 2024.
“No segmento sucroalcooleiro, as máquinas trabalham agrupadas em frentes, onde cada frente conta com tratores para impulsionar transbordos, colhedoras, e caminhão de apoio para manutenções preventivas e abastecimento”, explica Marcelo Sakurai, especialista do Technical Center da FPT Industrial que atuou no desenvolvimento do projeto com a CNH. “O motor N67 Etanol faz parte de uma solução completa para a colheita de cana, reunindo a eficiência do mesmo tipo de combustível para todas as máquinas”, acrescenta.
A exemplo do CURSOR 13 Etanol, o N67 Etanol foi desenvolvido com a tecnologia Ciclo Otto, com injetores específicos com sistema de aquecimento para partida a frio, pistão com design de câmara e taxa de compressão específicos para trabalhar com os requisitos do etanol. A motorização gera 234 hp de potência e 850 Nm de torque, que asseguram performance e rendimento na colheita, que não fazem o produtor perder tempo. A tecnologia de combustão estequiométrica da FPT Industrial, com catalisador passivo de três vias, garante desempenho superior e consumo eficiente.
Entre os benefícios do uso do etanol estão o fato de ser um combustível renovável, que reduz as emissões de gases de efeito estufa, além de proporcionar redução de custos operacionais com transporte e logística e ter menos oscilações de preços, em relação aos derivados do petróleo.
“Grande parte da tecnologia do motor a etanol está no correto posicionamento dos injetores, design dos bicos de pulverização para melhor homogeneização, definição adequada de taxa de compressão, desenho de câmara de combustão e calibração de motor”, acrescenta Sakurai. “Trabalhando em ciclo Otto, o armazenamento do combustível é semelhante ao diesel. O etanol apresenta ainda a mesma vantagem de estoque para operação em máquinas agrícolas”.
N67 Etanol – Especificações técnicas
Potência [hp/kW]: 234/172 @ 2100 rpm
Torque [Nm]: 850 Nm @ 1300 rpm
Deslocamento [l]: 6.7
Número de Cilindros/Válvulas: 6 / 4
Sistema de Injeção: Indireta
Ciclo: Otto
Com mais de 25 anos de experiência em motores de combustão estequiométrica, a marca oferece soluções de pós-tratamento capazes de atender qualquer nível de emissões.
Fonte: FPT Industrial