BLOG

FPT Industrial e vinícola se unem por safra com zero emissão

Completar a primeira colheita mundial de vinho Barolo com zero emissão e chegar a 2025 com a abertura da primeira garrafa 100% sustentável do Rei dos Vinhos, altamente premiado: estes são os objetivos da parceria entre a FPT Industrial e a Fontanafredda, histórica vinícola fundada por Vittorio Emanuele II, o primeiro rei da Itália, em 1858.

FPT F28 NG para a Fontanafredda

O desafio global da transição energética exige não apenas soluções amplamente compartilhadas em grande escala, como também ações direcionadas em setores especializados, capazes de entregar resultados concretos.

Implementando estas diretrizes, parte essencial da sua identidade, a FPT Industrial, marca global de powertrain da CNH Industrial e maior produtor mundial de motores de baixo impacto ambiental, uniu esforços com a Fontanafredda. A vinícula produz o Barolo e outros grandes vinhos da região de Langhe, que atualmente possui 120 hectares de vinhedos orgânicos certificados e promove um novo Renascimento Verde na forma de cultivo de uvas, com boas práticas sem impacto ambiental.

O cerne da parceria é o fornecimento de dois tratores de esteiras equipados com o motor FPT Industrial F28 NG (gás natural) movido a biometano, que funcionarão na Vigna La Rosa, que produz as uvas para o lendário Barolo, um vinho que integra o Wine Spectator Top 100 dos melhores vinhos do mundo.

Recentemente premiado com o título de Motor do Ano 2020 na Europa, por sua abordagem modular e Multi-Power, o FPT F28 foi projetado para ser compacto, eficiente e ecologicamente correto. Na realidade, ele preenche todos os requisitos em termos de potência, desempenho e baixo impacto ambiental para aplicações especializadas, como tratores de pomares e vinhedos, onde dimensões compactas são requisitos fundamentais. O FPT F28 também é capaz de operar com diesel ou gás natural e está configurado para ser híbrido.

FPT F28 NG

O modelo de biometano projetado para a Fontanafredda foi desenvolvido com base em um trator de esteira para vinhedos. Ele fornece uma potência de 75 cv com torque de 330 Nm e garante, com total segurança, um desempenho igual ao do seu equivalente diesel, mesmo quando se trabalha nas encostas mais íngremes e no terreno típico dos melhores vinhedos da região vinícola de Langhe, na Itália. Tudo isso com pegada zero de carbono, já que o biometano que move o motor não é um combustível fóssil, mas é produzido pela biodigestão de resíduos agrícolas.

A Fontanafredda tem um compromisso de longa data com a sustentabilidade ambiental, tanto no terreno, através da implementação de métodos de cultivo orgânico, como na adega, por meio do uso de fermentos próprios. Em 2020, as décadas de evolução culminaram em uma nova perspectiva: o Renascimento Verde. O novo Renascimento criará uma grande comunidade global, unida em torno do respeito pela terra, que também se expressará por meio do respeito às pessoas. Esses valores levaram à “ambientalização” de todos os procedimentos diários, desde a reutilização da água até a escolha de embalagens saudáveis, naturais e ecológicas, e o uso de energia limpa para a Vila dentro da fazenda Fontanafredda. Graças à FPT Industrial, a partir da safra de 2021, a mobilidade no vinhedo também se tornou sustentável. A chegada de tratores movidos a biometano permitirá à Fontanafredda reduzir as emissões dos vinhedos a zero e tornar as operações de cultivo cada vez mais sustentáveis.

+ LEIA MAIS: Máquinas do agronegócio têm a força do motor FPT N67

A parceria de três anos entre a FPT Industrial e a Fontanafredda, apoiada pelo Projeto Tobias da Região do Piemonte, com contribuições da CNH Industrial e empresas locais, prova mais uma vez que projetos complexos podem se tornar um exemplo virtuoso de trabalho em rede para um objetivo comum. Os parceiros envolvidos no projeto da cadeia de suprimento são DIMSPORT S.r.l., HYSYTECH S.r.l., S.T.C. S.r.l., STEMS-CNR e T.C.E. TORINO CREA ENGINEERING S.r.l..

“Depois de a FPT se sagrar como o “coração” dos veículos eleitos pelo Trator Sustentável do Ano e o Caminhão Sustentável do Ano”, a CEO Industrial da FPT, Annalisa Stupenengo, afirma que “enfrentar as necessidades do prestigiado, delicado e sustentável setor vitivinícola de alta qualidade é um desafio muito empolgante para nós. Na verdade, a parceria com a Fontanafredda nos permitirá demonstrar mais uma vez o nosso total apoio à União Europeia quanto à transição verde. Nossos motores a biometano são tão eficientes e de alto desempenho quanto os diesel, e o combustível renovável e sustentável é a alternativa real e disponível para eliminar as emissões dos veículos agrícolas”.

Barolo, da Fontanafredda

“Temos a grande sorte de viver em uma parte única do mundo e cuidar da nossa maravilhosa terra”, afirma Andrea Farinetti, produtor da Fontanafredda. “Precisamos de um novo Renascimento; caso contrário, um amanhã que seja como hoje é impensável. Obviamente, temos que mudar e nos renovar. Para nós, essa renovação significa tornar nossa terra o centro de tudo o que fazemos; esse deve ser o nosso objetivo principal e levar à criação de uma grande comunidade mundial, baseada na confiança nos outros. Essa comunidade terá à sua disposição muitos instrumentos para proteger o nosso planeta: o nosso será o vinho, o vinho “verde”. Nossa parceria com a FPT Industrial prova que juntos podemos fazer mais e melhor.”

Ficha Técnica

FPT F28 NG para a Fontanafredda

Cilindrada: 2.8L

Potencia: 55 kW / 75 hp

Número de cilindros: 4

Número de válvulas por cilindro: 2

– Tecnologia de combustão estequiométrica e injeção multiponto, para garantir excelente desempenho e baixas emissões

– Projetado sem EGR e com conversor catalítico de três vias sem manutenção (sem DPF ou SCR)

– Solução sustentável que garante pegada de carbono zero quando alimentada por biometano

Via CNHi

Facebook
Twitter
LinkedIn

Entre em contato

Respeitamos sua privacidade e não toleramos spam e nunca venderemos, alugaremos ou forneceremos suas informações.