BLOG

Inovações da Case IH têm sido fundamentais para Usina São Martinho

Na usina São Martinho 100% dos equipamentos são Case IH. São 293, sendo 68 colhedoras, 5 pulverizadores e o restante tratores, dos mais diversos modelos e potencias, do Farmall 95 ao Magnum 340. No Grupo São Martinho, que inclui ainda as usinas Iracema, Santa Cruz e Boa Vista, são 704 equipamentos Case IH em operação.

Usina São Martinho usa ao todo 293 equipamentos Case IH

Nas usinas as operações de plantio, tratos culturais, colheita e transporte da cana-de-açúcar não param nos 240 dias de safra. Somente na Usina São Martinho, a maior do mundo, são plantados 135 mil hectares.

Os custos da operação de campo são os mais elevados de todo o processo de transformar a matéria prima cana-de-açúcar em produtos como açúcar, etanol, energia elétrica, entre outros. Por isso cada inovação nas máquinas agrícolas é um ganho na operação de campo, e um ganho importante em todo processo.

A busca por equipamentos mais eficientes, mais confiáveis, mais produtivos e que respondam positivamente ao quesito sustentabilidade, é uma constante no Grupo que tem a Tracan como grande aliada em todo processo.

A parceria Case IH/Tracan/São Martinho está sempre em evolução. Tudo começou em 1998 com a importação do primeiro Magnun 8940, com a tecnologia Powershift. Depois veio o Piloto Automático em 2007. Em 2008, apenas 24% das áreas utilizavam o Piloto Automático, hoje 100% tem as linhas de cana mapeadas, uso que vai desde o preparo do solo até a colheita. O plantio em linha absolutamente reta, o que seria impossível se dependesse apenas do operador, significa mais cana na mesma área plantada.

 

+ LEIA MAIS: Usina São Martinho e Tracan: parceria na busca pela excelência

 

As tecnologias embarcadas Case IH têm sido criadas e aprimoradas ao longo dos anos. Com a evolução outras tecnologias estão sendo implantadas como a telemetria nos tratores e colhedoras. Em recente visita de jornalistas à Usina São Martinho, Mario Gandini, diretor agrícola e de tecnologia do Grupo, falou de cada uma delas e dos resultados obtidos.

Colhedora Case IH na Usina São Martinho (Foto: Divulgação)APM – Software presente nos tratores Case IH otimiza a oscilação do motor em relação à marcha. Seleciona a melhor marcha para a rotação escolhida e a carga tracionada. O que o operador teria que fazer manualmente o APM faz sozinho:  controla a velocidade e ajusta automaticamente a marcha mais oportuna para o regime mais econômico de consumo. Segundo Gandini os resultados têm sido muito bons.

 

Smartcruise – das colhedoras também é um software inteligente que diminui a rotação do motor nos momentos em que não há necessidade de ser usado, o que diminui sensivelmente o consumo de combustível.

 

Auto Tracker – também das colhedoras, é um sensor de pressão no corte que regula a altura do corte de base automaticamente, preservando a linha de cana.

 

Auto Float – é o sensor da colhedora MULTI-ROW, – a colhedora de duas linhas, que regula os dois cortadores de base de forma independente.

 

Anti Drift – evita manobras bruscas para não danificar a estrutura das plantas.

Todas essas tecnologias, somadas aos esforços de treinamento e educação, têm garantido à São Martinho um desempenho espetacular se comparado ao desempenho médio das usinas do centro sul brasileiro. Segundo o Centro de Tecnologia Canavieira, CTC, enquanto nas outras usinas a média diária colhida por máquina é de 494 toneladas de cana, na São Martinho é de 970 toneladas de cana por máquina por dia.

Facebook
Twitter
LinkedIn

Entre em contato

Respeitamos sua privacidade e não toleramos spam e nunca venderemos, alugaremos ou forneceremos suas informações.