A cultura da inovação que conecta as pessoas e transforma os processos, os produtos e os serviços têm movido a CNH Industrial a engajar toda sua cadeia produtiva em diferentes ações que fortalecem seu propósito Breaking New Ground. Ao longo do ano, foram realizados diferentes programas de capacitação e de incentivo ao desenvolvimento de ideias e projetos com foco em inovar para gerar produtividade com sustentabilidade para os clientes.
No dia 10 de novembro, foi promovida a segunda edição do Customer Experience Awards (CX Awards), que premiou os melhores projetos dos colaboradores das plantas do Brasil e da Argentina que apresentaram soluções competitivas e inovadoras focadas em experiências memoráveis para os clientes internos e externos. O evento de reconhecimentos das iniciativas foi realizado na planta de Sorocaba-SP e reuniu diretores, colaboradores e parceiros.
O programa foi dividido em três fases e a primeira etapa contou com 106 projetos inscritos, executados entre setembro de 2021 e setembro de 2022, com três fases de votação. Dos 10 finalistas, cinco foram premiados por suas soluções inteligentes, estratégicas e integradas e por representarem os princípios de CX na CNH Industrial, que são a disponibilidade, que garante o que o cliente necessita no tempo que ele precisa; o conhecimento profundo do negócio do cliente tanto quanto ele; a velocidade de atendimento com qualidade; a assertividade desde o primeiro contato; e a simplicidade para atender de forma simples e eficiente.
Dentre as propostas reconhecidas estão as que trouxeram como benefícios o intercâmbio entre concessionárias para troca de experiências, a capacitação específica para mulheres, além da implementação do portal do cliente e outros softwares que facilitaram os fluxos de trabalho.
A valorização dos talentos internos que trabalham de forma integrada para a inovação acontecer é uma estratégia de inovação da CNH Industrial. A motivação para desenvolver e trabalhar novas soluções, novas tecnologias e novas formas de fazer tem colocado a empresa em um lugar de referência mundial nos segmentos onde atua. Para o presidente da CNH Industrial para a América Latina, Vilmar Fistarol, o CX Awards representa essa motivação por realizar e entregar o melhor para os clientes nas mais diferentes áreas do negócio.
“Acompanhando os resultados do último ano, estou certo de que temos conseguido motivar um time capaz de se transformar todos os dias. E esses resultados só são possíveis porque vivenciamos uma mesma cultura, com mudanças ativas na maneira de pensar e agir, tanto pessoalmente como uma única empresa, um único time. Reconheço, mais uma vez, o trabalho de todos no Brasil e na Argentina que vêm construindo essa jornada com um mindset voltado para criação de valor para o nosso cliente”, afirmou.
Programa Data League
Também em novembro, a empresa concluiu mais uma etapa da jornada de transformação digital com a capacitação da primeira turma do programa Data League. A CNH Industrial passa a contar com um time de Data Heroes, formado por especialistas de todas as áreas, que foram capacitados a identificar e desenvolver soluções em analytics e executar projetos de dados para aprimorar processos da empresa e melhorar a experiência do cliente. Foram sete meses de estudos, aprendizados, troca de conhecimentos e resultados. A iniciativa integra o programa de parceria da CNH Industrial com a EloGroup para capacitar profissionais e valorizar os talentos internos.
Programa GO!
Outra iniciativa que reforça a cultura de inovação colaborativa na empresa é a premiação anual do Programa GO! (Great Opportunities) – GO! Special Awards. O programa incentiva o engajamento dos colaboradores com ideias inovadoras e envolve as plantas do Brasil e da Argentina. Na edição 2022, foram recebidas 829 ideias voltadas para otimização de produtos e de Customer Experience (CX) e 70 delas já foram implantadas. A cerimônia de premiação ocorreu em outubro de forma simultânea, em formato on-line, com transmissão para todas as plantas.
Fistarol ainda ressaltou a importância do envolvimento de todo o ecossistema da empresa: “Muito mais que um prêmio, a representatividade do GO! para os envolvidos e para a empresa é muito grande. A cada dia, temos mais propostas de otimização de valor e redução de custos, toda essa preparação só vem coroar todo o nosso valor como a empresa mais inovadora do setor e a sétima do país. O GO! é a força da diversidade e da inclusão. Usamos essa força para mudar nossa realidade, do cliente e da nossa comunidade”, disse.
Reconhecimento externo
O investimento contínuo da CNH Industrial em inovação resultou também em premiações externas. A empresa foi eleita a mais inovadora do setor e a sétima mais inovadora do Brasil, entre as 150 empresas mais inovadoras do Brasil, em um ranking que analisou empresas de 23 setores, pelo Prêmio Valor Inovação Brasil 2022. Além disso, foi vencedora do Prêmio AB 2022 e está concorrendo a diversas outras premiações nos segmentos em que atua.
“Estamos vivendo uma fase mais madura da nossa jornada de inovação, que começou em 2012. Nos últimos anos, fortalecemos a nossa cultura de inovação e estamos cada vez mais focados no mesmo mindset da cultura de inovação colaborativa que é a chave do sucesso de grandes empresas e startups. Acreditamos que essas conquistas só se tornaram possíveis graças a toda trajetória que construímos ao longo dos últimos anos”, concluiu o diretor de Tecnologias Digitais da CNH Industrial para a América Latina, Gregory Riordan.