BLOG

MULTI-ROW – a colhedora Case IH que ajuda a preservar os canaviais da Usina São Martinho

Mário Gandini, diretor agrícola e de tecnologia do Grupo São Martinho, sempre compara a cana-de-açúcar com outras culturas para mostrar a importância da escolha do equipamento para colheita. “Quando falamos de milho e soja falamos em tirar do campo de 5 a 6 mil quilos por hectare, ou 5 a 6 toneladas de produto. Na cana retiramos em média 100 toneladas por hectare, ou seja, é vinte vezes mais do que qualquer outra cultura. Isso faz com que tenhamos um desafio grande de não compactar o solo e não passar por cima da linha de cana, uma vez que ela é uma cultura semi-perene. E queremos que ela seja cada vez mais perene do que semi-perene”.

 

+ LEIA MAIS: Inovações da Case IH têm sido fundamentais para Usina São Martinho

 

A São Matinho é parceira da Case IH no desenvolvimento da Multi-Row, colhedora de cana de duas linhas cujos testes preliminares aconteceram na região de Ribeirão Preto com a supervisão da Tracan, a revenda Case IH da região que tem técnicos e engenheiros trabalhando ao lado com o pessoal da usina. O grande interesse da São Martinho na colhedora de duas linhas é preservação do canavial e o aprimoramento do programa “Viva Cana”, implantado há mais de uma década para garantir o não pisoteamento das áreas de produção.

Vantagens da Colhedora MULTI-ROW Case ih

Sobre a colhedora Mário Gandini explica: “Quando uso uma máquina que colhe uma linha, consigo deixar para a cultura 50% da área e 50% uso para os pneus circularem Ou seja, 50%, quando faço trabalho bem feito, eu preservo as linhas de cana. Com a máquina de duas linhas eu saio de 50% para 75% de área preservada. Vou usar somente 25% para os pneus e passo a ter 75% para o crescimento de raízes da planta. Portanto, olhamos essa colhedora com muito interesse e, desde 2014, temos trabalhado conjuntamente com a Case IH e a Tracan para melhorar mais ainda, e chegar à colhedora ideal.

Hoje as colhedoras Multi-Row na São Martinho, além de preservarem as áreas de produção ainda apresentam um consumo de combustível, muito satisfatório. Elas ainda ajudam a preservar o canteirão que reduz o tráfego no canavial.

2014 e 2015: Testes preliminares

2016:  540.451,31 toneladas de cana colhida

2017: 895.165,74 toneladas de cana colhida

2018: 969.625 toneladas de cana colhida

Facebook
Twitter
LinkedIn

Entre em contato

Respeitamos sua privacidade e não toleramos spam e nunca venderemos, alugaremos ou forneceremos suas informações.