BLOG

Projeto humaniza atendimentos no HC Ribeirão durante a pandemia

Conexões do Cuidar (FOTO André François)

Pacientes internados nos hospitais durante a pandemia da covid-19 enfrentam mais um problema: o distanciamento de familiares e amigos em um momento tão difícil. Isso porque as visitas foram suspensas como forma de prevenir o contágio da doença.

Mas, para amenizar o isolamento durante a internação, o Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto (Unidade de Emergência) recebe, entre os dias 8 e 30 de abril, o projeto Conexões do Cuidar. A iniciativa, que tem o apoio da Tracan, é realizada pela ONG ImageMagica e tem o objetivo de aproximar pacientes e familiares por meio de visitas virtuais.

Para realizar as videochamadas, a equipe de educadores do projeto disponibiliza celulares esterilizados e utilizados exclusivamente para esse fim, agenda os horários e realiza as ligações. Considerando que pacientes internados nas UTI’s têm seus celulares confiscados e há muitos idosos que não sabem usar a tecnologia, a única maneira de manter contato com a família é por meio do projeto. As emocionantes chamadas são acompanhadas pela equipe de psicologia dos hospitais, que reforça a importância das conversas virtuais para a recuperação dos pacientes.

Conexões do Cuidar (FOTO André François)

“Após visitarmos alguns hospitais, vimos de perto o quão desolador é o isolamento dos pacientes, ao mesmo tempo em que é angustiante para as famílias que aguardam o boletim médico”, explica André François, fotógrafo e fundador da ImageMagica.

Desde o início do projeto, mais de 30 instituições no Estado de São Paulo já receberam o Conexões do Cuidar, impactando mais de 10 mil pessoas entre pacientes e familiares.

A iniciativa depende de doações que ajudem a manter a equipe e realizar a compra de máscaras, equipamentos de segurança, celulares e demais despesas. As doações podem ser feitas diretamente pelo site da ImageMagica.

Conexões do Cuidar (FOTO André François)

Facebook
Twitter
LinkedIn

Entre em contato

Respeitamos sua privacidade e não toleramos spam e nunca venderemos, alugaremos ou forneceremos suas informações.