BLOG

Solução otimiza a manutenção preventiva de equipamentos agrícolas e diminui o tempo de máquina parada

Com o objetivo de aumentar a produtividade e reduzir os custos operacionais do cliente no campo, a CNH Industrial, em conjunto com a Raízen, por meio do Pulse, seu hub de inovação, apresentam uma das soluções que é fruto da parceria firmada há três anos. Através de uma interface com o operador, as empresas utilizam Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês) para antecipar e identificar, por exemplo, a necessidade de reparo das máquinas.

Case IH Puma 230

Como resultado, foi possível verificar benefícios como maior disponibilidade dos equipamentos em curto espaço de tempo e redução no custo de manutenção, garantindo mais assertividade nas operações, melhorando a experiência do cliente.

Com uma gestão mais eficiente captou informações em tempo real e conseguiu identificar quando uma máquina em operação fazia o consumo indevido de combustível, entre outras ações que puderam ser otimizadas com a tecnologia. Neste momento, a equipe do monitoramento atuava remotamente e solucionava o problema imediatamente.

Para tanto, os operadores passaram a contar com um aparelho celular na cabine das máquinas, que serviu de interface para carregar os dados em uma plataforma e auxiliava na avaliação de desempenho dos equipamentos. As informações processadas contribuem para suporte nos processos e melhoram a tomada de decisão no campo.

+ LEIA MAIS: Websérie da Fazenda Conectada mostra como a agricultura digital aumenta a produtividade

“A aplicação está contribuindo com benefícios como maior agilidade e diminuição de ociosidade, redução das manutenções e aumento de produtividade. Isto é, se antes a máquina ficava parada 2h12min, esse tempo foi reduzido para 12 minutos com o uso do sistema. Adicional a isto, se comparado a manutenção corretiva, a tecnologia contribui para uma redução de 88% no custo de reparo”, explica o Gerente de Manutenção Automotiva da Raízen, Divaldo Pessoa.

De acordo com o responsável pela área de Desenvolvimento Serviços Conectados da CNH Industrial, Henrique Oliveira, com a colaboração a empresa busca garantir uma jornada de aprendizado que gere valor para todos os envolvidos na cadeia, sempre tendo foco no cliente final. Patrocinadora do Pulse por mais de três anos, a CNH Industrial utilizou o espaço, durante o período, para fortalecer ainda mais o ecossistema de inovação aberta, alocar as equipes na infraestrutura do hub e incentivar o desenvolvimento de novas tecnologias.

“Estar no Pulse e oxigenar os nossos times é uma oportunidade. As equipes envolvidas neste projeto puderam trabalhar num ambiente colaborativo e focado nas necessidades de quem está no campo. Por isso, desde o piloto, embasamos as nossas ações e decisões para melhorar os resultados dos clientes”, afirma.

Puma 230 puxando plantadeira

O projeto-piloto foi realizado nos parques de bioenergia da Raízen em Barra Bonita e Piracicaba, no interior do estado de São Paulo. Ao todo, foram testados 46 tratores Puma, da Case IH, marca da CNH Industrial. Cerca de 25 pessoas das empresas estiveram envolvidas no projeto, incluindo equipes da CIA (Centro de Inteligência Agrícola) e os times de Manutenção e Tecnologia Operacional da Raízen, bem como os times de Dealer and Customer Support da Case IH. A iniciativa foi acompanhada de forma 100% remota pela IoTag, startup parceira do Pulse, que tem sua sede em Curitiba-PR.

Como atribuição de cada uma das empresas, a CNH Industrial, por meio da Case IH, colaborou trazendo sua experiência e liderança em agricultura digital, monitoramento remoto e telemetria, além dos tratores Puma. A Raízen foi responsável por avaliar a experiência do usuário e fornecer feedbacks, analisar os efeitos de falha, definir indicadores da manutenção e a avaliação operacional, além de fornecer seus campos para testes; e a IoTag customizou a solução com base na necessidade e realidades das operações da companhia, por meio de abordagem analítica.

Via CNHi Press

Facebook
Twitter
LinkedIn

Entre em contato

Respeitamos sua privacidade e não toleramos spam e nunca venderemos, alugaremos ou forneceremos suas informações.