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Campanha contra incêndios tem indicativo das áreas mais suscetíveis

A novidade da 6ª edição da Campanha de Conscientização, Prevenção e Combate aos Incêndios é a incorporação de tecnologia. Diariamente, pelo período de cinco meses, serão disponibilizadas informações sobre as áreas mais suscetíveis aos incêndios em todo o Estado de São Paulo. Mais uma importante ferramenta para a prevenção e o eventual combate de focos de fogo sem controle.

O Indicativo de Incêndios será feito pela Somar Meteorologia para todo o território paulista. Foi desenvolvido um modelo no qual são correlacionados dados de condições observacionais, e de previsão de chuva em curto e médio prazo, além de umidade relativa, balanço hídrico, e outras variáveis meteorológicas que permitem indicar, com maior precisão, as áreas e regiões com maior potencial de risco de ocorrência e propagação de incêndios. É importante observar que para o levantamento deste índice não serão usados dados coletados de incêndios anteriores.

Risco de incêndio 11/07 Risco de incêndio 12/07 Risco de incêndio 13/07

As imagens geradas são dinâmicas, para acompanhar diariamente as mudanças de probabilidade de incêndio

“A Campanha será realizada durante o período mais seco do ano, quando historicamente a ocorrência de focos de incêndio é maior. Além dos materiais atualizados, utilizados nas edições anteriores, como outdoors, busdoors, placas de estrada, spots de radio, vídeos e cartilhas educativas, será divulgado, também, esse indicativo pelo período de 5 meses. O objetivo da Campanha, desde que foi criada, continua sendo a conscientização e o engajamento de toda a sociedade; e me refiro à população, urbana e rural, aos governos municipais e estadual, e aos organismos públicos e privados. Todos na prevenção aos incêndios, que causam prejuízos ambientais, sociais e econômicos”, disse Mônika Bergamaschi, presidente do Conselho da ABAG/RP, em nome de todos os parceiros.

Parceiros da campanha

Os parceiros da Campanha de 2020 são: ABAG/RP, Associação dos Fornecedores de Cana de Guariba – Socicana, Grupo Biosev, Grupo Pedra Agroindustrial, Grupo São Martinho, Grupo Tracan, Organização de Associações de Produtores de Cana do Brasil – Orplana, Sindicato Rural de Morro Agudo, Tereos Grupo Empresarial, Ipiranga Agroindustrial, Usina São Francisco, Usina Santa Fé e Usina Santo Antônio – Grupo Econômico Balbo.

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Indicativo de Incêndios na TV

Este novo serviço é de tamanha relevância que a EPTV, afiliada da Rede Globo, agregará a informação cedida pelos parceiros da Campanha às divulgações diárias da previsão do tempo. Dessa forma o Indicativo de Incêndios será compartilhado diariamente nos telejornais da emissora, nas praças de Ribeirão Preto-SP, São Carlos-SP (Central) e Campinas-SP, chegando a 157 cidades nas quais vivem mais de nove milhões de pessoas.

O mapa do estado com as áreas com maior suscetibilidade à ocorrência de incêndios, o Indicativo de Incêndios, será também divulgado no hotsite da Campanha e nas mídias sociais da ABAG/RP e dos parceiros. A expectativa é que a informação sirva de alerta para que todos saibam em quais regiões, nos dias subsequentes, existe maior probabilidade de ocorrência de fogo.

Assim, a ABAG/RP, usinas e produtores rurais reforçam os principais objetivos da Campanha: Educação, Conscientização e Prevenção.

Educação e Comunicação para prevenir Incêndios

Em decorrência das ações antropogênicas, causadas pela atividade humana, os incêndios podem ocorrer a qualquer hora e em qualquer lugar. Por isso os parceiros continuarão a desenvolver o trabalho de educação e conscientização, que é o cerne da Campanha.

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Os personagens e as cenas dos vídeos em 3D, criados para a 5ª edição da Campanha, vão ganhar as ruas e a internet. Eles serão aplicados para que seja possível tratar, de forma lúdica e amigável, das situações potencialmente causadoras de incêndios: como bitucas acesas de cigarro atiradas no chão nas cidades, no campo e nas estradas; a queima de lixo nas cidades e no campo; fogueiras e tochas acesas para lazer; e até o incêndio provocado de modo criminoso. Outdoors e posts levarão a mensagem de que a conscientização é o primeiro passo para prevenir incêndios.

As mensagens principais são: “Incêndios: Previna” e “Incêndios: prevenir é dever de todos

Focos de incêndios 2020

De 1º de janeiro até 31 de junho de 2020, somente no Estado de São Paulo, a quantidade de focos de queimadas foi maior que em 2014, ano em que a Mata de Santa Tereza, em Ribeirão Preto, pegou fogo. Segundo o INPE, foram 1075 focos, contra 805, em 2014, e 659, em 2019. A expectativa, portanto, é de muita seca nos próximos meses.

A SOMAR Meteorologia aponta que na faixa centro-norte do Estado de São Paulo e áreas adjacentes, nos meses de junho a agosto, as chuvas serão (bem) abaixo das médias históricas, e as temperaturas ficarão abaixo das normais para estes meses.

Via ABAG/RP

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