BLOG

Conheça o Tracan Abraça, comitê criado para evidenciar os valores éticos e sociais da empresa

Tracan Abraça

Nunca a empatia foi tão importante quanto nos dias de hoje. O mundo vive uma crise sanitária e econômica jamais vista e a busca por uma sociedade mais justa entrou na pauta das pessoas e das empresas. A responsabilidade social passou a ser palavra de ordem.

A responsabilidade social demonstra o interesse dos gestores pelo seu público interno e comunidade em que está inserida. Esta postura positiva em relação à sociedade é uma prática que vem sendo realizada pela Tracan desde sua fundação, há 20 anos. Primeiro se estruturou como empresa para gerar empregos, pagar salários, recolher tributos, produzir riquezas, e ser fonte de soluções para os problemas sociais. Mas foi além, oferecendo aos seus colabores não só um cargo, mas oportunidades reais de crescimento pessoal e profissional.

Além disso, de forma voluntária, vem realizando ações em benefício da coletividade, seja com apoio de seus colabores, agregando parceiros ou abraçando sozinha um propósito social em que acredita. A Tracan sempre se antecipou e implementou práticas que a aproximaram de seus funcionários, da comunidade e de seu público alvo, promovendo o apoio a diversas causas e é por isso criou o Tracan Abraça, um comitê interno responsável por ações solidárias.

Com a implementação do Tracan Abraça, as ações sociais serão mais efetivas, pois o planejamento e o acompanhamento contínuo possibilitará enxergar os resultados e até participar mais de perto das ações. A Tracan tem feito a diferença, exemplos não faltam.

Tracan Abraça e a comunidade

Nas ações que beneficiam a comunidade que está inserida, os trabalhos desenvolvidos pelo comitê do Tracan Abraça envolvem cultura, educação, esporte, saúde e bem-estar, entre outras. Muitas vezes a Tracan envolve seus funcionários e pares para multiplicar o resultado dessas ações. Foi assim em uma Campanha em favor do Hospital de Amor, de Barretos-SP, onde a doação de um trator pela Case IH se tornou uma grande ação nacional, e com a Tracan o valor doado foi multiplicado por 10. Outras vezes o trabalho é solitário, mas constante em favor desse hospital que atende os doentes de câncer de todo o Brasil.

A Tracan tem apoiado, ao longo dos anos, várias ações culturais de Ribeirão Preto-SP. Já patrocinou a Feira do Livro, projetos musicais e de teatro e é uma grande parceira da Orquestra Sinfônica, que completa 100 anos em 2021. Dessa forma ajuda a viabilizar vários projetos encabeçados pela Sinfônica, como Concertos Internacionais, Juventude tem Concerto, Concertos Especiais, Música Solidária, Ciranda Sinfônica, Música nas Igrejas, Ensaio Aberto e o projeto Tocando a Vida. Em 2019, com o apoio da Tracan, quase 40 mil pessoas assistiram 71 apresentações da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto.

Tracan Abraça

Tracan Abraça investe em seus colaboradores

Com a Tracan Abraça, tem o colaborador que era mecânico e hoje se tornou engenheiro mecânico atuante na área de inovação de produtos; o estagiário que se tornou gerente de área; e o menor aprendiz que nunca deixou a empresa. Assim, o investimento nos colaboradores vai desde treinamentos para aperfeiçoamento até o pagamento de até 70% de cursos, sejam eles de graduação, especialização ou pós. A cultura da Tracan é valorizar quem é da casa e estimular que todos estejam em constante evolução.

+ LEIA MAIS: Na Tracan as mulheres são as protagonistas

Além disso, as campanhas solidárias, realizadas pelo comitê Tracan Abraça, normalmente envolvem os colaboradores, o que os aproxima ainda mais da empresa. Entre os exemplos de ações estão arrecadação de alimentos e materiais de higiene/limpeza para doar à entidades de caridade, brinquedos para alegrar o Dia das Crianças ou o Natal, roupas para aquecer a população carente e muito mais. É mais do que filantropia, é uma filosofia de vida que passou dos fundadores da empresa para seus colaboradores. Os resultados muitas vezes nem são medidos, mas são essenciais para quem recebe e engrandecedores para quem pratica.

Facebook
Twitter
LinkedIn

Entre em contato

Respeitamos sua privacidade e não toleramos spam e nunca venderemos, alugaremos ou forneceremos suas informações.