Motor Cursor X da FPT Industrial
Um motor é concebido e pensado não apenas como um fornecedor de potência, mas também como um embaixador da marca, desenhado como “forma de comunicação” dos valores e paixões fundamentais da própria marca.
Embora o foco na estética de um motor não seja prioridade na indústria, a FPT Industrial, sempre buscando inovar, colaborou com o campus de Turim-ITA do Instituto Europeu de Design (IED), prestigiada escola fundada em 1966 que atua nos campos de pesquisa e desenvolvimento nas disciplinas de Design, Moda, Artes Visuais e Comunicação, para criar motores inovadores com design artístico único, equilibrado com função e eficiência.
A parceria entre a FPT Industrial e o IED é a primeira do setor. Essa colaboração tem como objetivo dar visibilidade imediata à qualidade do design e da produção dos motores da marca, ao processo de humanização que garante o uso cada vez mais intuitivo dos produtos e ao retorno à cor vermelha da FPT Industrial, como um símbolo diferenciador de potência e paixão pelo desempenho. Através dos projetos, os estudantes criaram com sucesso exercícios de estilo e criatividade que transmitem a excelência dos produtos e a exclusividade intrínseca da marca.
Desde o fim de outubro de 2019, quatro equipes, cada uma composta por estudantes de produto, transporte e design gráfico, apoiadas por um tutor da empresa, estiveram envolvidas em um cronograma de visitas à fábrica e conversas intensas com vários gerentes da empresa.
+ LEIA MAIS: Motor FPT F1A foi pensado sob medida para as missões de entregas urbanas
O objetivo foi criar conhecimento em primeira mão do mundo da produção de motores e estimular os participantes a interpretar esse mundo com diferentes olhos, direcionando sua criatividade para observar novas direções no design.
Equipe de Textura
A Equipe de Textura foi escolhida para criar uma série de padrões aplicáveis ao corpo dos motores, tornando-o imediatamente reconhecíveis, mesmo que sejam pintados novamente pelos clientes. Isso resultou em propostas que fazem o uso criativo dos logotipos da FPT com temas alusivos ao mundo animal e à transmissão de som no espaço.
Equipe de Rótulos
A Equipe de Rótulos, por outro lado, decidiu caracterizar os motores da marca adotando uma solução sustentável em todos os aspectos, inclusive do ponto de vista de custo, intervindo em elementos – como a vareta do nível do óleo – que estão sempre visíveis e assumem um significado mais amplo, mas também são mais agradáveis aos olhos se personalizados com o logotipo da marca. A equipe criou ainda um rótulo de plástico reciclado que descreve algumas das características do motor e oferece espaço para conteúdo multimídia.
Equipe de Formas
A Equipe de Formas assumiu o difícil desafio de tornar os motores exibidos em feiras e eventos não somente em peças únicas, diferenciadas e imediatamente reconhecíveis, como também comparáveis à verdadeiras obras de arte contemporânea. A proposta, que prevê a participação de artistas como Cao Fei, uma guru da arte digital, deu origem a uma maneira completamente nova de apresentar produtos e desempenho, comunicando-se ativamente com o público e com os espaços de exibição.
Equipe de Cores
A Equipe de Cores também é digna de nota pela sugestão de decorar algumas partes importantes do motor com uma tinta sensível ao calor que, à medida que a temperatura aumenta, revela detalhes e conteúdos até então invisíveis, dando um forte significado externo ao que acontece dentro do motor.
Surpresa positiva
As equipes compartilharam suas ideias na presença da direção da FPT Industrial e do Centro de Estilo da CNH Industrial.
“Foi muito emocionante e interessante ver esses estudantes se empenhando no nosso setor e experimentando o seu talento no nosso mundo, que por vezes pode parecer focado exclusivamente em tópicos de engenharia. Eles fizeram isso sem preconceitos e com um entusiasmo, uma criatividade e uma vontade incansáveis“, comenta Egle Panzella, diretor da divisão Brand Equity, Sustainability and Heritage da FPT Industrial e gestor de projetos. “Os resultados falam por si, com muitas equipes que não apenas produziram excelentes ideias para conteúdo e viabilidade, como foram além da tarefa designada, explorando uma abordagem multimídia de novas formas e novos mundos onde os motores da FPT Industrial atuarão como protagonistas.”
“As equipes nos surpreenderam com ideias muito originais que demonstram seu esforço criativo para introduzir no motor elementos inspirados nas últimas tendências de design”, afirma Silvio Meoni, diretor do Programa F1A. “Nosso objetivo era justamente receber propostas fora do comum e os alunos exploraram isso sem limitações, deixando-se inspirar, demonstrando como o motor também pode ser um objeto que pode encorajar soluções criativas.”
Geração millennials
No Brasil, as ações da FPT Industrial em inovação e conhecimento são reforçadas pelo Geração Millennials, programa voltado as novas gerações (Y & Z) que mantém um vínculo permanente da marca com o universo acadêmico. Somente neste ano já foram realizadas palestras técnicas virtuais, de acordo com as medidas de distanciamento, com instituições como PUC Minas, Universidade Federal de Lavras (UFLA) e UNA, campus Contagem, Aimorés e Linha Verde, em Belo Horizonte-MG, além das doações de motores para o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFMG), campus Betim-MG, e um projeto de qualificação de jovens aprendizes mecânicos, mantido pelo Distribuidor Brasif Máquinas em Belo Horizonte.
+ LEIA MAIS: Tracan Abraça a ONG Voluntários do Bem
No mês de janeiro, alunos do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) visitaram a fábrica de Sete Lagoas-MG. Ainda no início de 2020, o time Geração Millennials participou de um treinamento sobre lubrificantes ministrado pela Petronas, em Contagem-MG.
“Na FPT Industrial, incentivamos a formação de futuros especialistas. Acreditamos que criatividade, boas ideias e soluções são valores essenciais. Tecnologia e pessoas de ponta para desenvolver o powertrain do futuro”, afirma Isabela Costa, gerente de Marketing da FPT Industrial para a América do Sul.