BLOG

Banco CNH Industrial tem sua classificação de crédito reafirmada no Brasil

A Fitch Ratings é um dos maiores players mundiais de classificação de risco de crédito. E, no mês de agosto, classificou os Ratings Nacionais de Longo e Curto Prazos do Banco CNH Industrial Capital S.A. em ‘AAA (bra)’ e ‘F1+(bra)’, respectivamente. A perspectiva é estável, segundo a agência.

Na opinião da agência, o Banco CNH Industrial no Brasil é uma subsidiária estrategicamente importante para o grupo CNH Industrial pois suporta as operações do grupo no País, um mercado considerado estratégico para a operação global, principalmente no segmento de máquinas agrícolas. Ainda segundo a Fitch Ratings, a integração operacional e comercial entre a instituição e o grupo é importante, uma vez que o Banco CNH Industrial desempenha o papel de banco cativo das montadoras pertencentes ao grupo, importância demonstrada principalmente em momentos de inconsistência econômica. As taxas de penetração do Banco na venda de máquinas e veículos mantiveram-se altas e estáveis.

+ LEIA MAIS: A criatividade dos estudantes do Instituto Europeu de Design aplicada aos produtos FPT Industrial

“Mesmo diante do atual cenário econômico, a carteira de crédito do Banco CNH Industrial apresentou um crescimento de aproximadamente 15% em junho desse ano, comparado ao mesmo período de 2019. Este resultado foi favorecido por um crescimento relevante na originação de crédito em todas as nossas linhas de negócio”, informa o Presidente do Banco CNH Industrial – Heberson José de Goes.

Fast Riser 6100

Linha de Financiamento

O modelo de negócios do Banco CNH Industrial tem como foco o financiamento de clientes e concessionárias nas linhas de negócios e marcas que compõem o grupo. Em junho de 2020, as operações de financiamento de máquinas agrícolas representavam 52,1% do total da carteira de crédito, seguidas pelo segmento de construção civil (12,3%) e veículos comerciais da marca IVECO (10,5%). Além disso, a instituição financia o estoque das concessionárias Case e IVECO (24,0%) e recebíveis da montadora (1,1%).

Outro destaque, segundo a agência, foi a inadimplência do Banco, que se manteve controlada, mesmo em meio ao ambiente operacional deteriorado, por conta da pandemia de coronavírus e considerando a sazonalidade de vencimentos concentrada no primeiro semestre.

Elevação da Liquidez

A Fitch destaca em seu relatório a redução da dependência de repasses do BNDES na concessão de crédito, 64% do total do fundingcomparado a 75% no ano anterior, o que, combinado às incertezas desde o início da pandemia de coronavírus, fez com que o Banco CNH Industrial elevasse sua liquidez, por meio da emissão de instrumentos de mercado como Depósitos a Prazo com Garantias Especiais (DPGE), além de Letras de Crédito Agrícolas (LCAs) e CDBs, por meio de sua base de distribuidores parceiros. Ao final do primeiro semestre, os ativos líquidos do Banco totalizavam BRL 812 milhões, ou 22% dos depósitos totais.

+ LEIA MAIS: CNH Industrial doa R$ 2 milhões para combate à COVID-19 na América do Sul 

Em 2020, a instituição financeira ocupa o primeiro lugar no ranking geral do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), entre os bancos de montadora, além do primeiro lugar no ranking Moderfrota, também do BNDES.

Via CNH Press

Facebook
Twitter
LinkedIn

Entre em contato

Respeitamos sua privacidade e não toleramos spam e nunca venderemos, alugaremos ou forneceremos suas informações.