BLOG

Conheça a história de Artur Monassi e os 20 anos da TRACAN

Artur Monassi e os 20 anos da TRACAN
Festa de 20 anos da Tracan tem bolo temático

Eleita por 10 anos consecutivos a concessionária que mais revende colhedoras de cana Case IH no mundo, a Tracan se diferenciou no mercado graças a sua preocupação com o produtor rural. Conheça a história da empresa e seu fundador e entenda porquê o relacionamento é uma das bases de seu sucesso

Os 20 anos da Tracan…

Dez unidades espalhadas pelo interior dos estados de São Paulo e Minas Gerais, mais de 500 colaboradores e faturamento agregado de aproximadamente R$ 500 milhões, considerando todas as empresas do Grupo Tracan. Somente uma empresa que tem entre seus valores a transparência, a responsabilidade e o compromisso alcança números tão expressivos em 20 anos de história.

Ao estabelecer, como missão, oferecer produtos e serviços que superem a necessidade dos clientes, agregando valor ao seu negócio e ao crescimento sustentável da organização, a Tracan mostra que um dos grandes segredos para o sucesso é a preocupação com o produtor rural.

“Na empresa temos, por premissa, sempre analisar as possibilidades de redução de custos dos nossos clientes e disponibilizar produtos que tragam sinergia para eles, e isso se faz com resultados positivos, ganhos”, afirma Artur Eduardo Monassi, fundador da Tracan.

Bom relacionamento sempre foi marca da Tracan

O relacionamento com os clientes é levado tão a sério que até mesmo o desenvolvimento de novos produtos na empresa conta com a participação deles. “Trabalhamos muito junto aos clientes, então todos os nossos produtos são desenvolvidos em parceria com eles. São os engenheiros e nossos clientes fazendo equipamentos adequados à cana-de-açúcar e hoje a palavra-chave do negócio é reduzir custos e estamos no caminho certo”, comenta Artur Monassi.

Para os clientes, essa parceria é fundamental. “A Tracan é o nosso principal parceiro porque é quem hoje providencia e nos ajuda nas soluções para a organização de todas as nossas operações”, conta Paulo Araujo Rodrigues, produtor na cidade de Guariba e Jaboticabal.

Não é de estranhar que as relações interpessoais sejam um dos pilares da Tracan, já que seu fundador é reconhecido pelos relacionamentos que cultivou ao longo da carreira, iniciada quando ele era ainda uma criança, um menino sonhador com objetivos grandes e audaciosos.

A historia de Artur Monassi e a Tracan

Artur começou a trabalhar cedo, aos 11 anos, como entregador de cobranças, função levada muito a sério pelo, então, menino. “O contratei não pelo relacionamento de primos, mas pela pessoa que ele já apresentava desde pequeno ser, uma pessoa íntegra, honesta, dedicada e comprometida com os resultados”, comenta o primo Marcos Antônio Mapelli.

Alguns anos depois, Artur iniciou sua trajetória no setor ao qual se dedicaria pelas próximas décadas – uma oficina e revenda de autopeças. De empacotador, em pouco tempo foi promovido a vendedor e antes mesmo de completar 19 anos já era gerente comercial.

+ LEIA MAIS: Usina São Martinho e Tracan, parceria na busca pela excelência e inovação

Com apenas 21 anos, decidiu arriscar e abrir um empreendimento próprio junto ao amigo José de Freitas Sampaio Neto. Surgia a RIBERCARDANS, empresa prestadora de serviços na área de peças, freios e cardan para caminhões e tratores. “Foi então que tive a oportunidade de mexer com maquinas agrícolas. Desenvolvemos um sistema de freio para tratores e, como naquela época eram pouquíssimas máquinas que tinham cabine pra cana, a gente desenvolveu um equipamento chamado CABIPARTIS”, conta Artur.

O novo equipamento levou a equipe da RIBERCARDANS a se aproximar das montadoras e foi assim que surgiu o contato com a Case IH. A empresa começou a adequar os tratores importados para operação em cana-de-açúcar e isso fez crescer o relacionamento com a montadora. Em 1997, veio o convite para ser concessionário para a região de Uberlândia no Triângulo Mineiro, nascendo assim a RIBERMINAS.

Área onde foi construída a Tracan de Ribeirão Preto

Dois anos depois, em 1999, veio a grande oportunidade: trazer a Case IH para a região de Ribeirão Preto, uma das áreas mais importantes do Brasil na produção de cana-de-açúcar. Nascia então a Tracan, que, anos mais tarde por meio de uma reorganização societária, acabou assumindo a RIBERMINAS e incorporando todas as unidades.

Apesar de ser representante de uma das maiores montadoras de tratores e equipamentos agrícolas do mundo, a Tracan teve um começo difícil. “Quando inauguramos a Tracan em Ribeirão, houve uma grande desvalorização do real e isso trouxe um problema muito sério, porque todos os produtos da Case IH eram importados e vendidos atrelados ao câmbio”, explica Artur.

O reconhecimento

Não se deixando abalar pelos problemas, Artur e sua equipe arregaçaram as mangas e souberam explorar o melhor da marca Case IH junto à posição geográfica estratégica da unidade Tracan em Ribeirão Preto.

Usina São Martinho e Tracan: parceria na busca pela excelência e inovação
Empresa já vendeu mais de 190 colhedoras em um só ano

O resultado de todo o trabalho foi a consolidação da montadora no mercado e, algum tempo mais tarde, o reconhecimento da Tracan, que acumula, há 10 anos seguidos, o título de concessionária que mais revende colhedoras de cana Case IH no mundo.

“A Tracan teve e tem uma importância vital para o desenvolvimento da marca Case no Brasil. Tenho orgulho de ter acompanhado e testemunhado o início e fico orgulhoso de ver a amplitude que hoje a Tracan atingiu, não só no segmento de cana, mas também no café e grãos”, comenta o Diretor de Treinamento da Case IH, José Roberto Camargo.

No mesmo ano em que nasceu a Tracan, surgiu também a Associação Brasileira dos Distribuidores Case IH (Abracase), que representava os concessionários da montadora no país. No início, eram apenas 12, que se uniram para estimular a união e fortalecer as relações entre os concessionários e a marca. Líder nato e muito respeitado por todos, Artur foi cinco vezes presidente da Associação, deixando, em muitas oportunidades, seu negócio em segundo plano para pensar no bem de todos os concessionários.

“Artur é o conceito do concessionário que a gente deveria ter no Brasil. Ele é um cara muito bem capitalizado e que conseguiu desenvolver uma empresa que abrange praticamente todos os nossos produtos, é o líder neste negócio no Brasil e uma referência inclusive em nível mundial”, conta Paolo Rivolo, Diretor Comercial Case IH.

Novos mercados

Visionário como é, Artur foi muito além de apenas abrir filiais da Tracan em outras cidades. Com o objetivo de oferecer aos clientes um sistema completo para mecanização da cana-de-açúcar, ele iniciou um projeto próprio de plantadora de cana picada e, em 2007, criou a TMA, uma indústria nascida sob os pilares de inovação, robustez e alto desempenho.

VTX 5022 em ação
TMA foi criada para suprir necessidades do mercado

Alguns anos depois, em 2011, fundou a ATX, empresa do grupo dedicada a comércio e importação de pneus, rodas e câmeras de ar. Em 2014, o grupo Tracan cresceu ainda mais com a compra da marca DRIA, aumentando assim o portfólio de produtos e das cadeias produtivas atendidas. Em 2018, trouxe para o grupo a distribuição da FPT – uma das maiores empresas do mundo na construção de motores e geradores de energia.

“Artur consegue enxergar negócios que vão se transformar com altíssimo valor agregado no futuro e muito mais do que essa questão da visão, ele consegue empreender, ou seja, o Artur tem uma capacidade empreendedora muito grande”, diz o sócio Dario Sodré.

Com tantas concretizações ao longo dos últimos 20 anos, será que Artur ainda tem sonhos a realizar? “Você nunca realiza seus sonhos se você tem em mente sempre fazer coisas novas, seus sonhos vão se realizando todos os dias, então eu posso dizer que Deus vai continuar me dando sabedoria para continuar desenvolvendo meus sonhos”, confessa Artur.

Depoimentos

Confira abaixo alguns depoimentos de colaboradores, amigos e parceiros sobre Artur Monassi, ‘O Menino Sonhador’.

Carlos Rosa fala sobre Artur Monassi

“Falar do Artur e da Tracan é motivo de muita satisfação. Nós tivemos a oportunidade de iniciar praticamente junto com a marca Case e esses anos todos que a gente teve de luta o Artur sempre foi uma pessoa expoente, sempre na frente, sempre buscando melhorias junto com a Case. Então Artur você está de parabéns, você constituiu um patrimônio com muito trabalho. Eu acredito que a rede toda deve muito ao Artur e à Tracan.” –  Carlos Rosa – Central Máquinas

 Sergio Verdicchio fala sobre Artur Monassi

“Eu falo que eu aprendo muito com o Artur porque ele tem um relacionamento, um carisma com os clientes, ele é muito respeitado, ele é muito ouvido, é muito bem informado, eu acho que tudo isso soma e faz dele o empresário e a pessoa de sucesso que ele é.” – Sergio Verdicchio – Case IH

Homero Ometo fala sobre Artur Monassi

“Parabéns para a Tracan por seus 20 anos. São 20 anos de trabalho, de criação, comercialização de produtos e soluções para o agronegócio brasileiro. Parabéns Artur Monassi, parabéns a sua família e aos seus colaboradores que fizeram e fazem dessa grande empresa um orgulho para todos nós do agronegócio.” – Homero Ometo – Grupo São Martinho

Mauricio Gaveia fala sobre Artur Monassi

“Artur é com muita alegria que eu presto esse depoimento pra comemorar esses 20 anos da Tracan, principalmente pela sua liderança à frente do grupo, por essa grande capacidade de conquistas e de melhoria do seu trabalho junto à Case. Gostaria de dar os parabéns a todos os colegas da Tracan, e é com grande satisfação que eu digo que vocês são grandes parceiros do pós-venda. Continuem assim e muito sucesso à Tracan e à Case.” – Maurício Gouveia – CNHi

Cesar Campanha fala sobre Artur

“Nada é desafio para o Artur, tudo é oportunidade. Ele realmente é um guerreiro, um cara que tem o respeito do setor. A Tracan chegou num ponto que hoje é a maior revenda do Brasil com a Case, fazendo com que o Artur tenha não só o respeito nacional, mas também do alto comando da Case. Por quê? Porque ele realmente é ímpar, porque não tem desafio para o Artur, tem negócio para o Artur, tem oportunidade para o Artur.” – Cesar Campanha – sócio e amigo

“Falar do Artur é falar da história da Case no Brasil, ele ajudou a construir tudo isso. Hoje quando a gente vê tudo que a marca Case virou e a gente vê o que a Tracan virou, isso é sensacional. Então aqui são 20 anos que me enche pessoalmente de muito orgulho, enchem a Case de muito orgulho e tenho certeza que a gente vai ter muitos e muitos anos pela frente.” – Christian Gonzales – Vice-Presidente da Case IH para América do Sul, Central e Caribe

“Se o Artur não fosse uma pessoa tão empreendedora, tão motivada a fazer aquilo que ele faz realmente, não sei se a gente teria chegado aonde chegamos. Ele é um lutador, é um vencedor. Ele cresceu muito em 20 anos e eu sempre do lado dele e hoje eu só tenho a agradecer, ele é uma benção na minha vida, agradeço demais por ele fazer parte da minha vida” – Heloisa Monassi, esposa

“Artur é uma obra de arte humana, uma pessoa complexa e simples, duas coisas que são bem longe uma da outra, mas a complexidade é ligada ao grande grupo de empresas que construiu, um grande trabalho que ele fez com a Tracan e todo o resto que ele conseguiu construir, mas sempre mantendo uma humanidade, uma forma direta de fazer negócio, muito próxima dos seus clientes e dos seus fornecedores.” – Mirco Romagnole – Executivo Mundial da Case IH Aftermarket Solutions

“Há muito tempo que a Tracan deixou de ser para mim apenas um ambiente de trabalho. É muito prazeroso trabalhar num lugar que você gosta tanto, em uma empresa que é tão honesta, que dá tanto valor ao funcionário. E trabalhar com Artur para mim é mais prazeroso ainda porque ele enxerga o funcionário. Eu admiro ele demais.” – Silvia Lucas – colaboradora da Tracan há 20 anos

“Nossa admiração pelo Artur vem do trabalho, dedicação e compromisso em relação aos seus amigos, aos seus clientes e à marca que ele representa. Isso fez toda a diferença para mim e para nossa empresa nessa trajetória desses últimos 20 anos.” – Marcelo Ometo – Grupo São Martinho

“Em todo esse tempo eu fui conhecendo a seriedade, a organização, a capacidade que o Artur tem para negociar, a agilidade, rapidez, sobretudo a ética com que ele conduz os negócios. Nós criamos aqui uma parceria de grande sucesso. Cada dia mais admiro a capacidade do Artur como empresário e como empreendedor.” – Mario Gandini – Diretor do Grupo São Martinho

“Parabéns pelos 20 anos e pelas conquistas até aqui. Artur, que você consiga repassar sua sabedora para as gerações que estão vindo por aí e que, através da empresa e da sua família, conquiste obviamente outros espaços e conquiste outras possibilidades.” – Vilmar Fistarol – Presidente da CNH Industrial para América Latina

Facebook
Twitter
LinkedIn

Entre em contato

Respeitamos sua privacidade e não toleramos spam e nunca venderemos, alugaremos ou forneceremos suas informações.