Quem trabalha com a cultura cafeeira sabe que uma colheita de café eficiente reduz custos na lavoura e agrega valor ao produto. Nessa fase, o produtor conta com o apoio da tecnologia para uma colheita de café de alta performance.
A colheita de café mecanizada, ou seja, com máquina, vem evoluindo a cada ano e demonstra que traz benefícios em diferentes etapas de produção, como no processamento e moagem.
Assim sendo, você precisa conhecer melhor as máquinas e equipamentos que são fundamentais para garantir uma colheita de café com menores custos de operação e mais produtividade.
Colheita de café mecanizada
A colheita de café sempre foi considerada a operação de maior custo do processo de produção. Tradicionalmente, antes era sempre realizada de forma manual, representando entre 30% e 40% dos gastos totais produtivos.
Com o objetivo de reduzir estes custos e otimizar o tempo de produção, surgiu, em meados dos anos 1970, a colheita de café mecanizada. No entanto, no Brasil, a prática passou a se fortalecer a partir da década de 1990.
Nos últimos anos, a pesquisa científica e técnica na área contribuiu para que os fabricantes de máquinas agrícolas aumentassem cada vez mais a eficiência dos equipamentos para a colheita de café.
+ LEIA MAIS: 10 curiosidades sobre o café
Atualmente, além da economia de cerca de 40% em relação à colheita de café manual, diversos estudos comprovam que a colheita mecanizada aumenta a eficiência na derriça e melhora a qualidade do grão. Diante disso, conheça agora algumas dessas máquinas capazes de potencializar resultados e garantir alta rentabilidade pós colheita de café.
Sucesso na colheita de café 2020: a tecnologia e o agronegócio
O Brasil é o maior produtor e exportador de café do mundo. Em 2020, as projeções apontam que a produção de café nacional está estimada em 60 milhões de sacas. Para honrar esse desempenho, o produtor brasileiro preza pela qualidade na hora de escolher suas máquinas para a colheita de café.
Uma das líderes e maior referência neste mercado é a Tracan. A marca surgiu em 1999 e desde então conquistou relevância no agronegócio brasileiro. Atualmente ela é reconhecida pela Case IH como ‘Dealer Standars & Certification’, grau máximo do programa de avaliação de qualidade das concessionárias.
O Grupo Tracan possui seis empresas (Tracan, TMA, Dria, ATX, Senepol da Barra e Agropecuária da Barra) e representa outras três (Case IH, Polaris e FPT). Considerando as atividades de todas essas empresas, já expandiu suas atividades para fora do Brasil.
Na colheita de café, a Tracan conta com a tradição da Case IH e possui uma linha de colhedoras com tecnologia de ponta. Conheça agora a Coffee Express 100 e 200 Multi.
Colheita de café mecanizada e o foco em alta performance
A linha de colhedoras de café Coffee Express 100 e 200 Multi da Case IH foram projetadas com o que há de melhor em tecnologia de derriça para a colheita de café. O exclusivo sistema de freio hidráulico associado ao design do rolo derriçador realiza a colheita de café de alta performance, reduzindo ao máximo os danos às plantas.
A tecnologia do sistema permite o menor arranque de folhas entre todos os produtos existentes no mercado. Além disso, ele também proporciona grande versatilidade, pois dá a opção de fazer a colheita de café seletiva ou plena (com totalidade dos frutos).
A linha Coffee Express também é equipada com motor de baixo consumo e fácil manutenção. Isso tudo se soma ao diferencial de que as colhedoras Case IH apresentam menor custo operacional na colheita de café, fator que aumenta a lucratividade do produtor.
Modelo Coffee Express 200 Multi Automotriz: versatilidade e agilidade na colheita de café
- Conheça o modelo de colhedora Coffe Express 200 e alguns de seus diferenciais para a colheita de café. Este modelo corresponde a uma versão da colhedora que passou por diversas melhorias em 2018.
- Motor de 55 CV: baixo consumo de combustível (até 50% menos que a versão anterior);
- Tanque graneleiro de 2000 litros: com flexibilidade de operação, descarga simultânea à colheita de café, posição que gera estabilidade e tampa para evitar retorno de folhas à carga colhida;
- Tanque de combustível em plástico com capacidade para 75 litros;
- Rolos derriçadores: 864 varetas por rolo, com dois anéis de varetas a mais na parte inferior em comparação com o modelo anterior. Essas características garantem menos danos às plantas e maior derriça (inclusive de plantas de menor porte). É possível fazer ajuste de distância dos rolos;
- Paletas recolhedoras retráteis com ajuste de inclinação: recobrimento do caule da planta para recolhimento dos frutos derriçados, com duas vezes mais paletas de tamanho reduzido em comparação ao modelo anterior. Isso permite a redução das perdas de chão;
- Baixo raio de giro: três rodas que facilitam a manobra;
- Abanadores de folhas: melhor limpeza da carga colhida (um abanador em cada transportador horizontal e um na bica lateral, totalizando três – na versão com graneleiro são quatro abanadores).
Modelo Coffee Express 100 Multi tracionada: colheita de café plena e seletiva, preservando a planta
O modelo Coffee Express 100 Multi também passou por melhorias em 2018 e é a versão tracionada da Case IH para a colheita de café. Ou seja, a máquina é acoplada ao sistema de levante hidráulico do trator e recebe a potência do equipamento que irá arrastá-la.
Ela possui painel de comando bem vedado e conta com as características de colheita da Coffee Express 200 Multi. Além dos diferenciais já citados, as máquinas ainda apresentam:
- Bica lateral com giro frontal que garante a facilidade de manobras e menor comprimento do equipamento;
- Baixo centro de gravidade, o que representa maior segurança de operação em áreas de declive;
- Componentes de segurança: guarda-corpo retrátil e fitas antiderrapantes, que permitem maior segurança no acesso e manutenção;
- Transportador horizontal: conjunto de correntes e taliscas reforçadas de maior durabilidade e nova ponteira para melhor levante da saia de plantas de menor porte, entre outras características.
Além da colheita de café: conheça o portfólio Tracan
Atualmente a Tracan conta com 10 unidades pelos estados de São Paulo e Minas Gerais. O sucesso nas vendas no segmento de colhedoras (tanto para colheita de cana quanto para colheita de café) garantiu a presença estratégica de quatro unidades na região cafeeira que comporta as cidades de Franca – SP, Patrocínio – MG, Uberaba – MG e Uberlândia – MG.
+ LEIA MAIS: Case IH apresenta linha de plantadeiras Fast Riser e novo pulverizador Patriot 350
Apesar da relevância do setor em produtos focados na colheita de café, o portfólio Tracan também trabalha com:
- Colhedoras de Cana;
- Colheitadeiras de Grãos;
- Implementos;
- Plantadeiras;
- Plataformas;
- Pulverizadores;
- Tratores Pequenos (Farmall);
- Tratores Estreitos (Quantum);
- Tratores com Potência Média (Puma);
- Tratores com Potência Alta (Steiger).
Além das máquinas agrícolas, a Tracan também é especialista em peças de reposição e mão de obra. A marca possui equipe treinada para atender as necessidades do produtor, facilitando o financiamento e otimizando o tempo na formalização da venda.
Precisa de alta performance na colheita de café mecanizada?
Se você quer garantir mais qualidade, produtividade e rentabilidade em sua colheita de café, clique aqui e fale com um de nossos consultores. Deixe seu contato, envie sua dúvida ou peça uma cotação. O time Tracan está pronto para ajudá-lo!