BLOG

Conheça as máquinas mais eficazes para garantir a qualidade na colheita de café

Quem trabalha com a cultura cafeeira sabe que uma colheita de café eficiente reduz custos na lavoura e agrega valor ao produto. Nessa fase, o produtor conta com o apoio da tecnologia para uma colheita de café de alta performance.

Coffee Express Multi 200

A colheita de café mecanizada, ou seja, com máquina, vem evoluindo a cada ano e demonstra que traz benefícios em diferentes etapas de produção, como no processamento e moagem.

Assim sendo, você precisa conhecer melhor as máquinas e equipamentos que são fundamentais para garantir uma colheita de café com menores custos de operação e mais produtividade.

Colheita de café mecanizada

A colheita de café sempre foi considerada a operação de maior custo do processo de produção. Tradicionalmente, antes era sempre realizada de forma manual, representando entre 30% e 40% dos gastos totais produtivos.

Com o objetivo de reduzir estes custos e otimizar o tempo de produção, surgiu, em meados dos anos 1970, a colheita de café mecanizada. No entanto, no Brasil, a prática passou a se fortalecer a partir da década de 1990.

Nos últimos anos, a pesquisa científica e técnica na área contribuiu para que os fabricantes de máquinas agrícolas aumentassem cada vez mais a eficiência dos equipamentos para a colheita de café.

+ LEIA MAIS: 10 curiosidades sobre o café

Atualmente, além da economia de cerca de 40% em relação à colheita de café manual, diversos estudos comprovam que a colheita mecanizada aumenta a eficiência na derriça e melhora a qualidade do grão. Diante disso, conheça agora algumas dessas máquinas capazes de potencializar resultados e garantir alta rentabilidade pós colheita de café.

Sucesso na colheita de café 2020: a tecnologia e o agronegócio

O Brasil é o maior produtor e exportador de café do mundo. Em 2020, as projeções apontam que a produção de café nacional está estimada em 60 milhões de sacas. Para honrar esse desempenho, o produtor brasileiro preza pela qualidade na hora de escolher suas máquinas para a colheita de café.

Uma das líderes e maior referência neste mercado é a Tracan. A marca surgiu em 1999 e desde então conquistou relevância no agronegócio brasileiro. Atualmente ela é reconhecida pela Case IH como ‘Dealer Standars & Certification’, grau máximo do programa de avaliação de qualidade das concessionárias.

O Grupo Tracan possui seis empresas (Tracan, TMA, Dria, ATX, Senepol da Barra e Agropecuária da Barra) e representa outras três (Case IH, Polaris e FPT). Considerando as atividades de todas essas empresas, já expandiu suas atividades para fora do Brasil.

Na colheita de café, a Tracan conta com a tradição da Case IH e possui uma linha de colhedoras com tecnologia de ponta. Conheça agora a Coffee Express 100 e 200 Multi.

Colheita de café mecanizada e o foco em alta performance

A linha de colhedoras de café Coffee Express 100 e 200 Multi da Case IH foram projetadas com o que há de melhor em tecnologia de derriça para a colheita de café. O exclusivo sistema de freio hidráulico associado ao design do rolo derriçador realiza a colheita de café de alta performance, reduzindo ao máximo os danos às plantas.

A tecnologia do sistema permite o menor arranque de folhas entre todos os produtos existentes no mercado. Além disso, ele também proporciona grande versatilidade, pois dá a opção de fazer a colheita de café seletiva ou plena (com totalidade dos frutos).

Coffee Express 100 Multi

A linha Coffee Express também é equipada com motor de baixo consumo e fácil manutenção. Isso tudo se soma ao diferencial de que as colhedoras Case IH apresentam menor custo operacional na colheita de café, fator que aumenta a lucratividade do produtor.

Modelo Coffee Express 200 Multi Automotriz: versatilidade e agilidade na colheita de café

  • Conheça o modelo de colhedora Coffe Express 200 e alguns de seus diferenciais para a colheita de café. Este modelo corresponde a uma versão da colhedora que passou por diversas melhorias em 2018.
  • Motor de 55 CV: baixo consumo de combustível (até 50% menos que a versão anterior);
  • Tanque graneleiro de 2000 litros: com flexibilidade de operação, descarga simultânea à colheita de café, posição que gera estabilidade e tampa para evitar retorno de folhas à carga colhida;
  • Tanque de combustível em plástico com capacidade para 75 litros;
  • Rolos derriçadores: 864 varetas por rolo, com dois anéis de varetas a mais na parte inferior em comparação com o modelo anterior. Essas características garantem menos danos às plantas e maior derriça (inclusive de plantas de menor porte). É possível fazer ajuste de distância dos rolos;
  • Paletas recolhedoras retráteis com ajuste de inclinação: recobrimento do caule da planta para recolhimento dos frutos derriçados, com duas vezes mais paletas de tamanho reduzido em comparação ao modelo anterior. Isso permite a redução das perdas de chão;
  • Baixo raio de giro: três rodas que facilitam a manobra;
  • Abanadores de folhas: melhor limpeza da carga colhida (um abanador em cada transportador horizontal e um na bica lateral, totalizando três – na versão com graneleiro são quatro abanadores).

Modelo Coffee Express 100 Multi tracionada: colheita de café plena e seletiva, preservando a planta

O modelo Coffee Express 100 Multi também passou por melhorias em 2018 e é a versão tracionada da Case IH para a colheita de café. Ou seja, a máquina é acoplada ao sistema de levante hidráulico do trator e recebe a potência do equipamento que irá arrastá-la.

Grãos de Café (FOTO Marcello Casal Jr Agência Brasil)

Ela possui painel de comando bem vedado e conta com as características de colheita da Coffee Express 200 Multi. Além dos diferenciais já citados, as máquinas ainda apresentam:

  • Bica lateral com giro frontal que garante a facilidade de manobras e menor comprimento do equipamento;
  • Baixo centro de gravidade, o que representa maior segurança de operação em áreas de declive;
  • Componentes de segurança: guarda-corpo retrátil e fitas antiderrapantes, que permitem maior segurança no acesso e manutenção;
  • Transportador horizontal: conjunto de correntes e taliscas reforçadas de maior durabilidade e nova ponteira para melhor levante da saia de plantas de menor porte, entre outras características.

Além da colheita de café: conheça o portfólio Tracan

Atualmente a Tracan conta com 10 unidades pelos estados de São Paulo e Minas Gerais. O sucesso nas vendas no segmento de colhedoras (tanto para colheita de cana quanto para colheita de café) garantiu a presença estratégica de quatro unidades na região cafeeira que comporta as cidades de Franca – SP, Patrocínio – MG, Uberaba – MG e Uberlândia – MG.

+ LEIA MAIS: Case IH apresenta linha de plantadeiras Fast Riser e novo pulverizador Patriot 350

Apesar da relevância do setor em produtos focados na colheita de café, o portfólio Tracan também trabalha com:

Além das máquinas agrícolas, a Tracan também é especialista em peças de reposição e mão de obra. A marca possui equipe treinada para atender as necessidades do produtor, facilitando o financiamento e otimizando o tempo na formalização da venda.

Precisa de alta performance na colheita de café mecanizada?

Se você quer garantir mais qualidade, produtividade e rentabilidade em sua colheita de café, clique aqui e fale com um de nossos consultores. Deixe seu contato, envie sua dúvida ou peça uma cotação. O time Tracan está pronto para ajudá-lo!

Facebook
Twitter
LinkedIn

Entre em contato

Respeitamos sua privacidade e não toleramos spam e nunca venderemos, alugaremos ou forneceremos suas informações.