Fornecedora de soluções customizadas para diferentes tipos de missão, a FPT Industrial apresenta na Agrishow 2024, de 29 de abril a 3 de maio, em Ribeirão Preto (SP), uma motobomba desenvolvida com a Valley, um dos maiores fabricantes de sistemas de irrigação do mundo. A solução, alimentada por um motor G-Drive N67 TE5, da Série NEF, é flexível para uma grande variedade de formatos e aplicações no campo. Com um conjunto eficiente e robusto, torna-se assim muito útil em aplicações como irrigação em plantações.
O projeto da motobomba foi coordenado pela Tracan, distribuidor FPT Industrial em São Paulo e Minas Gerais, e a TMA, empresa do grupo especializada na produção de implementos reconhecidos pela tecnologia, robustez e alto desempenho.
Ricardo Lara, gerente de Negócios FPT da Tracan, conta que a iniciativa nasceu a partir de um primeiro contato com a Valley, também na Agrishow. Na ocasião, foi iniciado o desenvolvimento de um produto que assegurasse alta performance, economia de combustível, bem como uma rede de atendimento em território nacional que assegurasse maior agilidade nos atendimentos dos clientes da Valley.
“A motobomba é utilizada em aplicações que necessitam de uma alta força hidráulica, com baixa sucção e alta pressão de descarga”, explica Lara. Como resultado, afirma, o projeto entrega ao mercado uma motobomba com a confiabilidade FPT, pronta para máxima eficiência de operação. “Motor eletrônico e tanque embutido estão entre as inovações do equipamento, que é completo. A Valley se mostrou bastante satisfeita com o produto. Este projeto é motivo de orgulho para todo o nosso time”, comemora.
ALTA POTÊNCIA, COM BAIXO CUSTO DE MANUTENÇÃO
Flexível, o G-Drive da Série NEF está disponível para a motobomba em configurações de 147 kw a 205 kW (1.800 rpm): reúne desempenho e confiabilidade, com alta densidade de potência, além de baixo custo de manutenção, já que sua fabricação é local. A confiabilidade é atestada por mais de 2 milhões de motores da Série NEF já produzidos em todo o mundo.
“O sistema da motobomba inclui um controlador da hiperdrop e toda a integração dos componentes será realizada pela TMA, fornecendo o conjunto à Valley”, explica Leonardo Almeida, da área de Dealer Sales da FPT Industrial para a América Latina.
Além do G-Drive N67 TE5, a FPT Industrial pretende disponibilizar em breve a motobomba com demais opções de motorização: um portfólio completo.
A previsão é de que o equipamento apresentado na Agrishow 2024 seja aplicado no segundo semestre, na região Sul do país.