A abordagem multienergia para a propulsão rodoviária sustentável da FPT Industrial foi apresentada na IAA Transportation, principal feira mundial da indústria de transportes, bem como a plataforma mais importante para inovações e tecnologias do mercado de transportes, realizada em Hannover (Alemanha), de 19 a 25 de setembro de 2022.
No seu estande (Pavilhão 21/estande 34), a FPT Industrial apresentou emocionantes estreias mundiais e o caminho que a empresa está trilhando para reduzir o impacto ambiental do transporte rodoviário. A marca também compartilhou o papel vital que um fabricante líder de powertrain deve desempenhar para garantir a continuidade dos principais negócios, juntamente com um caminho guiado, harmonioso e acessível para a transição energética.
Área de motores de combustão interna: a jornada continua
Esta seção do estande apresentou uma linha completa de ICEs, das aplicações leves às pesadas. Isso significa que a FPT Industrial continua acreditando e investindo em motores de combustão interna com a ampliação da linha e melhoria contínua, tecnologias de ponta e soluções competitivas, tudo concebido para atender às novas necessidades dos clientes. Essa linha de ação implica uma abordagem focada e sustentável, onde a liderança e o know-how da FPT Industrial em gás natural para aplicações veiculares serão um trampolim para realizar uma transferência de tecnologia para atingir a meta de emissões net zero de carbono.
Novo XC13: o conceito toma forma
O novíssimo XC13, lançado na IAA 2022, representa a encarnação do conceito Cursor X, o motor multienergético, modular, multiaplicativo e consciente. Inconfundível com o X vermelho brilhante impresso na cabeça do motor, o XC13 é o primeiro motor multicombustível de base única da FPT Industrial. Do diesel ao gás natural – incluindo o biometano – hidrogênio e combustíveis renováveis, a base do motor foi concebida em várias versões para oferecer máxima padronização de componentes e fácil integração no produto final.
O XC13 possui um DNA exclusivo para multiaplicação na estrada, é imediatamente compatível com uma gama de diversos requisitos de mercado e regulamentações de emissões, com impacto limitado na instalação do veículo.
O novo motor XC13 se posiciona como um dos principais contribuintes para atingir as metas de emissões de CO2 das frotas, a curto e médio prazo. Um passo importante no caminho da descarbonização da ICE, o XC13 garante emissões mais baixas, juntamente com desempenho superior. A versão movida a diesel oferece o melhor desempenho da classe, até 600 hp e 2.850 Nm, resultando em +5% de potência e 14% de torque em comparação com o atual modelo Cursor 13. A versão movida a metano fornece até 520 hp e 2.500 Nm, resultando em +13% de potência e +25% de torque em comparação com o Cursor 13 Natural Gas. A redução das emissões de CO2 é de 9% para a unidade a diesel e 10% para o modelo a metano, mas este último pode alcançar net zero de CO2. A versão a gás natural veicular garante desempenho semelhante ao diesel. Projetado para o futuro e para futuros desafios, o XC13 estará pronto para a Euro VII com atualizações simples.
A potência de frenagem também alcança o melhor desempenho da categoria, com um aumento +29% na versão a diesel (até 530kW @ 2300 rpm) e um impressionante +300% na versão a metano (até 245kW @ 2300 rpm). Por último, mas não menos importante, ambas as versões são significativamente mais leves: -10% (100 kg) no diesel e -10% (80 kg) no modelo movido a metano. Esta redução de peso é alcançada graças à fundição de ferro grafite compactado para o cabeçote e bloco do cilindro, reduzindo a espessura da parede e melhorando a resistência termomecânica.