BLOG

Perspectivas otimistas para os cafeicultores em 2024, revela boletim da Safra do Café da Conab

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou, na última semana, o boletim completo do 1º Levantamento de Café – Safra 2024. Segundo o documento, a produtividade média nacional de café está estimada em 58,08 milhões de sacas beneficiadas, um aumento de 5,5% em relação à safra anterior.

Neste ano, a expectativa para o café arábica está estimada em 26,7 sacas por hectare, um aumento de 2% em comparação com a safra de 2023. Já a produtividade do café conilon é estimada em 44,3 sacas por hectare, um aumento significativo de 6,2% em relação à safra anterior.

No sudeste do Brasil, destaca-se o aumento previsto em Minas Gerais, com 29,18 milhões de sacas beneficiadas, um acréscimo de 0,6% em comparação com a safra anterior. Já em São Paulo, estima-se um aumento de 7,4%, chegando a 5.401,8 sacas.

Maquinario para cafe em um campo de café Case IH Coffee Express

Calendário de Colheita

Ainda segundo a Conab: “O calendário de colheita do café não deverá ter grandes alterações em relação às safras passadas. A colheita deverá iniciar em março, atingir seu pico em junho e julho e, praticamente, finalizar no final de setembro.”

Mercado do Café

Em 2023, o Brasil exportou 39,2 milhões de sacas de 60 quilos de café, segundo dados consolidados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). Os principais destinos foram os Estados Unidos e a Alemanha. O valor total das negociações atingiu US$ 8,1 bilhões em 2023.

Segundo dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), a produção mundial de café na safra 2023/24 está prevista em 171,4 milhões de sacas de 60 quilos, o que representa uma alta de 4,2% na comparação com a temporada anterior.

O Brasil figura entre os três principais países produtores, junto com Vietnã e Colômbia, todos indicando crescimento na safra 2023/24. O consumo global de café atingiu um novo recorde, totalizando 169,5 milhões de sacas de 60 quilos, representando um aumento de 0,3% em comparação com o ciclo anterior.

Facebook
Twitter
LinkedIn

Entre em contato

Respeitamos sua privacidade e não toleramos spam e nunca venderemos, alugaremos ou forneceremos suas informações.