Com várias novidades, o FPT Innovation Day, evento de inovação promovido pela FPT Industrial na planta de Sete Lagoas (MG), chega a 2024 ainda mais “conectado”, com discussões voltadas ao powertrain do amanhã. Ao longo de dois dias, em 6 e 7 de agosto, o público formado por startups, parceiros e universidades esteve imerso em um universo de criação e o estímulo para aplicação de novas tecnologias, reforçando o protagonismo da FPT Industrial para um futuro sustentável.
As palestras e painéis de discussão abordaram três temas principais, estimulando os conceitos de inovação que cercam o protagonismo brasileiro em biocombustíveis, a modelagem digital no desenvolvimento de motores e o avanço da eletrificação no Brasil:
MAHLE + BE8
Uma visão geral sobre os combustíveis e biocombustíveis não somente no Brasil e na América Latina, como também no mundo. As principais demandas dos mercados e inovações em combustíveis, desafios associados, incentivos governamentais e o quanto tudo isso contribui para a descarbonização.
FPT + SIEMENS
Projetar um motor não é mais como fazíamos antigamente. Muitas inovações tem ajudado engenheiros e projetistas no processo de desenvolvimento: desde ferramentas de desenho até os mais inteligentes softwares de simulação aplicada aos motores de combustão, sistemas de pós tratamento, entre outras soluções.
WEG + TE CONNECTIVITY
Num contexto de eletrificação que ocorre globalmente, com crescimento acelerado no Brasil, quais são as mais recentes inovações em motores elétricos, sensores, conectores? Quais os diferenciais que esses componentes precisam ter para atender às especificidades do mercado brasileiro?
Alexandre Xavier, diretor de Engenharia da FPT Industrial para América Latina, afirma que o Brasil possui grandes vantagens em biocombustíveis para alimentar os motores do futuro e o Programa MOVER, do Governo Federal, é um importante estímulo nesta jornada. Não teremos uma única solução de descarbonização no setor de transporte de cargas e no agronegócio. O desafio passa pela viabilização das múltiplas soluções de energia, seja do ponto de vista técnico ou pela aderência, em função da realidade econômica da nossa região.
“Nossa estratégia multi energia aborda diversas soluções, desde os desenvolvimentos de motores a gás e biometano à ePowertrain, 100% elétricos. Localmente, também desenvolvemos o motor Cursor 13 etanol, revelado na Agrishow 2024, para aplicações off-road, no agronegócio. É uma alternativa limpa, sobretudo para o segmento de cana-de-açúcar, que produz esse combustível”, aponta.
A gerente de Marketing e Comunicações da FPT Industrial para América Latina, Bárbara Loureiro, destaca ainda a importância de valorizar o espírito de inovação entre as pessoas, desde as atitudes mais simples. “A FPT Industrial se baseia no respeito pelo meio ambiente e no compromisso com o bem-estar das pessoas”.
_____