BLOG

FPT Industrial reafirma compromisso com portfólio de motores sustentável e inovador

Consciente da importância da preservação do meio ambiente, a FPT Industrial compartilha o seu portfólio de produtos sustentáveis, que vão desde soluções de transporte até inovações para geração de energia e agricultura. Em cada setor, a marca do Iveco Group não apenas oferece motores eficientes, mas também tem como pilar a sustentabilidade dos seus produtos, se consolidando como líder global em inovação e na construção de um futuro mais verde.

Motores versáteis para diversas indústrias: família de motores IPU

A FPT Industrial se posiciona como referência em tecnologia de vanguarda e compromisso ambiental com sua família de motores IPU. Esses motores oferecem um ótimo rendimento sem comprometer as emissões contaminantes, atendendo à regulamentação MAR-I/Tier 3 e promovendo a sustentabilidade em setores chave como o transporte, a agricultura, a construção e o marítimo.

O motor IPU N45 produzido na fábrica de Sete Lagoas (MG), apresentado na Agrishow 2023, é uma solução compacta e pré-montada ideal para máquinas e equipamentos fixos ou móveis.

Portanto, a instalação deste produto é simples graças aos rigorosos testes de dinâmica de fluidos e à disposição e posicionamento dos sensores.

Transporte sustentável: caminhões movidos a gás natural

Integrante da família Natural Power, o S-Way 460 NG 6×2, que será produzido na fábrica de Sete Lagoas, pode ser abastecido com gás natural e biometano, suprindo a demanda por um transporte mais verde. O motor Cursor 13 NG, ciclo Otto, de seis cilindros e 460 cv, entrega a maior potência do segmento.

Com capacidade total de 960 litros, o modelo tem oito tanques de 120 litros cada, fornecendo uma autonomia de mais de 500 quilômetros com um único abastecimento, o que permite ao operador segurança operacional durante a rota.

Nesta mesma linha, dentro da família Natural Power se destaca o Tector 16-210 NG, impulsionado pelo motor N60 NG, também ciclo Otto, com seis cilindros e 210 cv de potência.

O caminhão, fabricado na planta da Córdoba, na Argentina, está equipado com seis tanques, cada um com uma capacidade de 80 litros, o que possibilita uma autonomia de 300 a 400 quilômetros, conforme a carga e o modo de condução.

Banners FPT Industrial em evento

Agricultura sustentável: motores a gás e biometano como principais energias limpas

A tecnologia de motores a biometano está revolucionando a agricultura como uma alternativa limpa e renovável aos combustíveis fósseis. Estes motores compactos e eficientes reduzem significativamente a pegada de carbono na agricultura usando o biometano obtido a partir de resíduos orgânicos.

“O motor N67 NG permite que os agricultores melhorem a eficiência energética e reduzam as emissões poluentes em 80%, em média, e as emissões de CO2 em um mínimo de 10% em comparação com os tratores diesel convencionais. É um grande orgulho para todos nós participar deste tipo de projeto com nossos produtos”, afirma Marco Rangel, presidente da FPT Industrial para a América Latina. O motor do trator T6 Methane Power foi reconhecido como “Trator do ano 2022” na Europa por utilizar biometano e pela redução de emissões.

“Além disso, a FPT Industrial aplica esses mesmos princípios nos diferentes países onde opera. Por exemplo, na Itália, estabelecemos uma parceria com a vinícola Fontanafredda para obter a primeira colheita de vinho Barolo com zero emissão até 2025”, aponta Rangel. Neste caso, os tratores New Holland TK são equipados com o motor F28 NG, e também funcionam com biometano.

Compromisso contínuo com a sustentabilidade: projetos inovadores e colaborações estratégicas

A marca reitera o seu compromisso com a sustentabilidade por meio de projetos inovadores e colaborações estratégicas. Exemplo disso é a colaboração com a empresa Reefilla, que desenvolve um ecossistema de produtos e serviços de carregamento para mobilidade elétrica e que está entre as associações líderes no último ano para a FPT Industrial.

Desta forma, a FPT Industrial e a Reefilla uniram forças em um processo virtuoso para fornecer uma solução concreta para a necessidade de reutilização de baterias de veículos elétricos, uma vez esgotada a sua vida útil, a fim de garantir a plena sustentabilidade e o cumprimento das novas regulamentações europeias.

As baterias fabricadas pela FPT Industrial na fábrica ePowertrain em Turim, primeira fábrica totalmente neutra em carbono do Iveco Group, serão utilizadas de forma eficiente mesmo depois de já não serem adequadas para propulsão elétrica.

“Desde a fabricação de motores sustentáveis para todos os segmentos, a reutilização de baterias de veículos, até o fornecimento de baterias de alto desempenho para ônibus e veículos elétricos, a FPT Industrial comprova a sua liderança na transição para a mobilidade sustentável, onde a inovação e a responsabilidade ambiental andam juntas para a criação de um ambiente mais limpo e um futuro mais amigável”, conclui Marco Rangel.

Via FPT Industrial

Facebook
Twitter
LinkedIn

Entre em contato

Respeitamos sua privacidade e não toleramos spam e nunca venderemos, alugaremos ou forneceremos suas informações.