É nas situações difíceis que os mais fortes se revelam. Prova disso está na 41ª edição do Rally Dakar, uma das competições mais extremas do mundo, que exige dos times e suas máquinas paixão, tecnologia e resistência. Sob o capô dos caminhões IVECO Powerstar da equipe De Rooy, o motor Cursor 13 da FPT Industrial apresenta todas essas combinações.
O Motor Cursor 13 da FPT Industrial
Desenvolvido para oferecer alto desempenho e eficiência para aplicações de transporte, o motor da FPT Industrial respeita o habitat natural, mas está pronto para competir no mais alto nível. O Cursor 13 que move os caminhões do Rally é o mesmo disponível em modelos como os IVECO Hi-Way e o recém lançado Hi-Road, além de grandes tratores, colheitadeiras, geradores de energia e embarcações. Porém, com ajustes especialmente pensados para corrida.
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A customização ficou a cargo do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da FPT Industrial em Arbon, na Suíça. O resultado é um motor de 13 litros com cerca de 1.000 cavalos de potência, força de sobra para encarar 5.000 quilômetros, dos quais 70% em trechos de areia. Nas edições anteriores, os motores demonstraram sua confiabilidade, robustez e melhor desempenho, conquistando as etapas e os terrenos mais difíceis. Uma equipe técnica FPT Industrial apoia o time De Rooy durante toda a corrida.
O Dakar 2019
A competição histórica teve início nesse domingo (6) e atravessa o Peru em uma aventura épica: são 10 etapas até 17 de janeiro, entre dunas de areias e terrenos rochosos. Começando em Lima, a capital peruana, a prova vai até a cidade de Pisco, no Oceano Pacífico. Em seguida, o trajeto levará os caminhões até Arequipa, também conhecida como Cidade Branca, quase 2.300 metros acima do nível do mar, terreno que será o mais difícil para os caminhões. As etapas mais extremas precisam de um motor potente e o Cursor 13 responde à altitude com excelência, mantendo a velocidade de cruzeiro.