BLOG

Motores FPT Cursor 13 enfrentarão maratona da Copa Truck no Paraná

Os dias 4 e 5 de setembro serão especiais para quem é apaixonado por automobilismo e caminhões. A cidade de Pinhais-PR será o palco das etapas 6 e 7 da Copa Truck 2021. Essa verdadeira maratona de corridas, no Autódromo Internacional de Curitiba, agitará o final de semana e terá a participação de quatros extrapesados da IVECO que contam com a potência do motor FPT Cursor 13.

Caminhão da FPT na Copa Truck usa o motor Cursor 13

O propulsor seis cilindros, reconhecido pela força e robustez, acelera os caminhões de quatro pilotos:

  • Felipe Giaffone #4 (IVECO Usual Racing), terceiro colocado na categoria Pro
  • Felipe Tozzo #57 (Dakar Motorsports), líder da categoria Super
  • Djalma Pivetta #21 (IVECO Usual Racing)
  • Valmir Benavides “Hisgué” #2 (IVECO Usual Racing)

Sempre ativa em competições ao redor do mundo, como o European Truck Racing Championship, o Rally Dakar e o Mundial de MotoGP, a FPT é movida por desafios. Com os ajustes para os brutos, o desempenho do propulsor, que já era bom, ficou ainda melhor.

As provas são um importante laboratório para o time de Pesquisa & Desenvolvimento da FPT Industrial, além de validar os produtos para máximo rendimento – seja qual for a missão. Fora das pistas, o FPT Cursor 13 também equipa os caminhões IVECO Hi-Road e Hi-Way, além de tratores e colheitadeiras da Case IH, reforçando a sinergia entre as marcas da CNH Industrial.

+ LEIA MAIS: Conheça o FPT Cursor 13, motor que acelera os caminhões da Copa Truck

“Esta configuração de motor da Copa Truck foi especialmente pensada para o campeonato. Ela carrega o que há de mais avançado em tecnologia e desempenho”, afirma o especialista de Marketing Produto da FPT Industrial, Edinilson Almeida.

A equipe IVECO Usual Racing tem o apoio da marca NexPRO, linha de peças testadas e homologadas pela montadora.

“Nossos brutos da Copa Truck são baseados nos Pesados da IVECO (Hi-Road e Hi-Way) que foram desenvolvidos para proporcionar robustez e confiança para caminhoneiros e transportadores. As qualidades dos modelos estão à disposição também dos pilotos que enfrentam todo tipo de pista e condições climáticas durante as provas da competição”, diz o gerente de Marketing da IVECO, Maurício Corrêa.

Motores FPT Cursor 13 enfrentarão maratona da Copa Truck no Paraná

O destaque da corrida fica por conta do piloto Djalma Pivetta, que passa a competir como embaixador do Instituto Ronald McDonald. O caminhão #21 levará no para-brisa um adesivo alusivo ao McDia Feliz, uma das maiores campanhas de arrecadação de recursos em prol de crianças e jovens no Brasil. Em 2021, o McDia Feliz será no dia 23 de outubro e beneficiará 67 projetos de 57 instituições que atuam com oncologia pediátrica no Brasil, com abrangência territorial de 46 cidades em 20 Estados e no Distrito Federal. A parceria também envolve doações de brinquedos da Usual e máscaras de proteção. Na primeira ação de doação serão entregues dois mil brinquedos e 10 mil máscaras.

Motor FPT Cursor 13: máximo desempenho nas pistas

Para a Copa Truck, o FPT Cursor 13 recebeu turbocompressor especialmente desenvolvido para a categoria, comando de válvulas próprio e maior capacidade cúbica. O reposicionamento de sistemas críticos como radiador, turbo e admissão de ar tornou o motor mais leve, proporcionando melhor distribuição de peso dos caminhões.

Visualmente, o FPT Cursor 13 de competição se diferencia pela identificação exclusiva e uma instalação reposicionada. Entre os objetivos das alterações está um novo mapeamento de emissões, monitorado online pela organização da Copa Truck.

A etapa segue os protocolos de combate à Covid-19 e será transmitida ao vivo pela Band e pelos canais SporTV.

Sexta-feira, 3 de setembro

10:55 – Treino Livre 1 (50 min)
14:20 – Treino Livre 2 (50 min)
16:35 – Treino Livre 3 (50 min)

Sábado, 4 de setembro

09:35 – Classificação
14:00 – Corrida 1 (25 min)
14:32 – Corrida 2 (20 min)

Domingo, 5 de setembro

08:00 – Warm Up
08:50 – Classificação
14:00 – Corrida 1 (25 min)
14:32 – Corrida 2 (20 min)

Calendário Copa Truck 2021

Etapa 6 e 7 – 05/09 – Pinhais-PR
Etapa 8 – 03/10 – Potenza-MG
Etapa 9 – 05/12 – Curitiba-PR

Via CNHi Press

Facebook
Twitter
LinkedIn

Entre em contato

Respeitamos sua privacidade e não toleramos spam e nunca venderemos, alugaremos ou forneceremos suas informações.