Em uma realidade cada dia mais digital, agilidade e inovação são fundamentais para as empresas que desejam se manter competitivas e propor soluções que fazem sentido para o Cliente 2.0: um perfil exigente, conectado, que possui necessidades ainda não superadas do velho mundo, mesmo vivendo em um mundo novo, cheio de outros desafios. Esse é contexto que a CNH Industrial leva para a Semana da Inovação 2021, que acontece até 12 de novembro. Com a proposta de fortalecer a sua cultura de inovação e fomentar geração de novas ideias, o evento envolve todas as equipes da empresa na América do Sul, convidados internos de outras regiões, e também clientes e parceiros, com uma programação inspiradora para gerar insights focados no Customer Experience.
Entre temas que serão abordados, estão a inovação baseada em dados, cidades sustentáveis e conectadas, inovação feita pelos times internos de diversas áreas e com clientes e parceiros, inovação em serviços financeiros, como as megatrends da empresa estão transformando a indústria na visão dos clientes, entre outros. Serão oito painéis com a participação de experts, especialistas do mercado, parceiros, além de clientes – que estão no ponto central das discussões.
O diretor Global de Inovação da CNH Industrial, Sérgio Soares, destaca as quatro megatendências – digitalização, servitização, combustíveis alternativos e automação – como os pilares da cultura de inovação da empresa. “Alinhadas aos conceitos de Sustentabilidade, Diversidade e Inclusão e à experiência do cliente, nossa razão central de existir, as megatendências são demandas comuns a todos os nossos mercados – transportes, agricultura, construção, energia e serviços financeiros. Há algum tempo nós deixamos de produzir apenas maquinário e motores e estamos nos consolidando como uma empresa de tecnologia que oferece soluções digitais completas e integradas em produtos e serviços”, observa.
Na pauta do evento, também estão os projetos futuros, com a apresentação das ações estratégicas para o fomento da Inovação e as novas parcerias da CNH Industrial com empresas de tecnologia, aceleradoras e hubs de inovação, que irão impulsionar os projetos de crescimento da companhia nos próximos anos.
Mindset de inovação
A Semana da Inovação está em sua sétima edição e é uma das iniciativas da CNH Industrial para expandir a cultura de open innovation – ou inovação colaborativa – que é a soma de conhecimento, tecnologias e práticas entre colaboradores, parceiros, fornecedores, acadêmicos, consumidores, dentre outros, buscando novas soluções em produtos e serviços. O evento traz as tendências e os temas que estão dominando os segmentos os quais a empresa atua para que toda a empresa possa dar contribuições a partir das rotas traçadas pela companhia.
“O nosso mindset de inovação é muito forte e não está restrito às áreas de engenharia, Pesquisa e Desenvolvimento. Ele atinge todos os setores da empresa incluindo Compras, Jurídico, Recursos Humanos. Na Semana de Inovação nós apresentamos o cenário do mercado e aonde queremos chegar. Acolhendo perspectivas diversas, impulsionamos a inovação para melhor atender as necessidades dos nossos clientes”, finaliza Sérgio Soares.
A inovação na CNH Industrial
Investimentos
Referência em inovação, no ano passado, a empresa investiu cerca de US $ 1 bilhão globalmente em Pesquisa e Desenvolvimento, sendo 10% destinado a projetos na América do Sul.
Centros de Pesquisa e Desenvolvimento
No total, a CNH Industrial tem sete Centros de P&D na América do Sul: Betim-MG, Contagem-MG, Curitiba-PR, Sete Lagoas-MG, Sorocaba-SP e Piracicaba-SP, no Brasil; e um em Córdoba, na Argentina. No seu departamento de engenharia, a empresa tem mais de 600 profissionais dedicados ao desenvolvimento de novos produtos.
Patentes
A CNH Industrial é ainda uma das empresas privadas líderes nos pedidos de patentes no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e integra o ranking das 50 maiores depositantes em 2020.
Prêmio Valor Inovação Brasil
A companhia conquistou a 11ª colocação no ranking geral do Prêmio Valor Inovação 2021, promovido pelo jornal Valor Econômico em parceria com a Strategy&, consultoria estratégica do Network PwC, e também foi destaque na categoria Automotivo e Veículos de Grande Porte, com o segundo lugar do setor.