BLOG

CNH Industrial fomenta iniciativas sustentáveis na manufatura por meio da economia circular

Com o agravamento das condições climáticas adversas no planeta, a sustentabilidade se tornou um dos assuntos mais frequentes nos meios corporativo e governamental. Um dos grandes desafios dessa agenda é a gestão de resíduos urbanos e industriais, que poluem o meio ambiente, contaminam o solo, geram problemas de saúde, entre outros. Em 2020, o Brasil produziu 79,6 milhões de toneladas de resíduos segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), volume que deve crescer quase 50% em 30 anos. A economia circular é um dos caminhos que vêm sendo utilizados pela indústria para reverter essa situação. A CNH Industrial, empresa do setor de bens de capital, adota esse modelo econômico e tem alcançado bons resultados. O índice de reciclagem nos parques fabris da companhia na América Latina atualmente é de 99,86%.

CNH Industrial fomenta iniciativas sustentáveis na manufatura por meio da economia circular

O gerente de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da CNH Industrial para a América Latina, Fábio Belasco, explica que na economia circular o resíduo de um processo produtivo é usado como matéria prima em outro, gerando um ciclo virtuoso. “O modelo de economia linear, em que pegamos um material da natureza, utilizamos e depois descartamos, não se sustenta mais e o planeta vem dando sinais nesse sentido”, afirmou o executivo durante o BW Talks, evento do Movimento Biosphere World e da Sobratema para compartilhar iniciativas para diminuir o impacto ambiental. “Por isso precisamos praticar os 5R – repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar. É uma jornada com uma evolução gradativa que começa na empresa e, posteriormente, pode envolver toda a cadeia”, destaca.

Atualmente, seis das sete fábricas brasileiras da empresa são aterro zero, ou seja, reciclam 100% dos seus resíduos. Na fábrica de Curitiba-PR, 0,5% é destinado a aterros em cumprimento a uma legislação ambiental do estado do Paraná. A companhia, que tem a pegada de carbono como um de seus focos, estimula projetos de melhoria contínua em diversas frentes que, além de reduzir o impacto ambiental, geram economia. Um exemplo é o projeto de Córdoba, na Argentina, que reutilizou resíduos que eram separados na ilha ecológica da planta para uso interno na fábrica de caminhões.

“Tivemos a validação da engenharia para fazer a substituição de alguns componentes do produto por materiais reutilizados na ilha ecológica, mantendo as especificações funcionais e de qualidade. Assim, deixamos de comprar madeira e o policarbonato, que é derivado de petróleo, que cumpriam essa função anteriormente. Tivemos uma redução de descarte importante desses resíduos, de 1.900 quilos de policarbonato e 3.650 quilos de madeira por ano”, observa Belasco.

Centro Logístico de peças da CNH Industrial

Em Sorocaba-SP, o reaproveitamento de embalagens transformou madeira em paletes para uso interno, para transporte de materiais e armazenamento de peças. Dessa forma, a unidade deixa de descartar 110 toneladas de madeira por ano. “Também temos iniciativas envolvendo outros recursos, como a água. Os projetos de reutilização alcançaram a marca de 39,2% nas plantas brasileiras de janeiro a novembro de 2021. Em 2018, o reuso de água era de 13%”, revela Belasco.

O gestor explica que nem sempre o reuso é feito exclusivamente nas plantas da companhia. “Nós fazemos conexões com empresas de outras cadeias produtivas que precisam desses resíduos em seus processos produtivos e fazemos acordos de fornecimento. Vale a pena o esforço de realizar essa busca para injetar esses resíduos no processo novamente”, disse.

Sustentabilidade no Pós-venda

Além da manufatura, a empresa investe em iniciativas de logística reversa com o objetivo de dar uma destinação adequada aos produtos após o uso. A CNH Industrial, por meio da área de Aftermarket Solutions, se associou à Abrafiltros (Associação Brasileira das Empresas de Filtros Automotivos e Industriais), para o recolhimento e reciclagem de filtros de óleo usados. De janeiro a outubro de 2021, foram arrecadados 18 mil quilos de material, o equivalente a 27.500 filtros.

+ LEIA MAIS: CNH Industrial fomenta iniciativas sustentáveis na manufatura por meio da economia circular

A reutilização também é uma solução de pós-venda que contribui para este movimento. Em 2021, a FPT Industrial, marca da CNH Industrial, lançou a linha Original Reman FPT, destinada a motores de máquinas agrícolas e de construção. Assim, os propulsores desses equipamentos podem ter a vida útil ampliada por meio da remanufatura completa ou parcial (Long Block), que vai permitir elevar sua durabilidade mantendo o desempenho e qualidade de uma unidade nova.

Reconhecimentos em Sustentabilidade

A estratégia global da CNH Industrial é alinhada aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, plano de ação da ONU contra a pobreza, para proteger o meio ambiente e o clima e garantir paz e prosperidade a todas as pessoas.  Os esforços da companhia nesse sentido receberam reconhecimentos internacionais  importantes. Em 2021, a empresa foi incluída, pelo 11º ano consecutivo, no Índice Dow Jones de Sustentabilidade (DJSI) Mundial e Europa. Ela também recebeu a medalha Platina na avaliação anual de sustentabilidade EcoVadis, um dos fornecedores mais importantes e confiáveis de classificações de sustentabilidade empresarial.

Recentemente, a CNH Industrial também foi reconhecida pelo CDP como líder global em sustentabilidade corporativa, pela sua forma de lidar com as mudanças climáticas, bem como agir para proteger a segurança da água. O CDP é uma organização internacional sem fins lucrativos que tem por objetivo incentivar empresas e governos a reduzir suas emissões de gases de efeito estufa e proteger os recursos hídricos.

CNH Industrial

Via CNHiPress

Facebook
Twitter
LinkedIn

Entre em contato

Respeitamos sua privacidade e não toleramos spam e nunca venderemos, alugaremos ou forneceremos suas informações.